Agostino Bassi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Agostino Bassi
Agostino Bassi
Nascimento 25 de setembro de 1773
Mairago
Morte 8 de fevereiro de 1856 (82 anos)
Lodi
Residência Via Paolo Gorini 28
Sepultamento Igreja de São Francisco
Alma mater
Ocupação botânico, entomologista

Agostino Bassi (Mairago, 25 de Setembro de 1773Lodi, 8 de Fevereiro de 1856) foi um entomologista italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1807, começou a estudar uma doença que atacava o bicho-da-seda, o "mal de segno", conhecido atualmente sob o nome de muscardina. A lagarta se cobria de um pó branco e morria. Esta doença começou primeiro a se manifestar na Itália seguidamente na França a partir de 1841 e, a partir 1849, as culturas foram praticamente abandonadas devido à sua devastação.

25 anos depois, em 1835, Bassi demonstrou que a muscardina era provocada por um certo tipo de fungo que nomeou de Botrytis paradoxa (atual Beauveria bassiana, Vuillemin, 1912). A Beauveria bassiana foi nomeada em sua homenagem.

Bassi publicou os resultados das suas pesquisas sob o título Del mal de segno, calcinaccio o moscardino (1835) e descreveu uma teoria que explica numerosas doenças dos vegetais, dos animais e dos humanos por organismos patogênicos. Reforçou assim, a teoria de que as doenças contagiosas como varíola, tifo exantemático, sífilis e cólera poderiam ter origem microbiana. Sua idéia era que, nos seres humanos, muitas doenças eram provocadas por microorganismos. Prefigurou desta maneira os trabalhos de Louis Pasteur e de Robert Koch. Descreveu também a forma de eliminar e prevenir este fungo. Os sucessos destas suas prescrições lhe valeram uma imensa notoriedade.

É igualmente o autor de trabalhos sobre a cultura das batatas, sobre o queijo, a vinificação, a lepra e a cólera.

Em 1953, o serviço postal italiano emitiu um selo pela comemoração do seu 180° aniversário de nascimento. O selo retrata Bassi rodeado por bichos da seda a forma adulta e na forma de pupas.[1]


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Italy - Microbiology Bassi Moth». web.archive.org. 18 de março de 2007. Consultado em 22 de setembro de 2021 

Fontes[editar | editar código-fonte]