Base da Força Espacial de Vandenberg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Base da Força Espacial de Vandenberg
Base da Força Espacial de Vandenberg
Base da Força Espacial de Vandenberg
Tipo base aérea, base de lançamento espacial
Área 57,293654 quilómetro quadrado
Operador(a) Força Espacial dos Estados Unidos
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 34° 44' 16.4" N 120° 32' 14.8" O
Mapa
Localização Condado de Santa Bárbara - Estados Unidos
Homenageado Philip St. George Cooke, Hoyt Vandenberg

A Base da Força Espacial de Vandenberg (IATA: VBGICAO: KVBGFAA LID: VBG) (em inglês: Vandenberg Space Force Base), anteriormente Base da Força Aérea de Vandenberg, é uma instalação militar com uma base de lançamento de foguetes, localizada no Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos. De acordo com o recenseamento de 2000, a população da base aérea era de 6 151 pessoas.

Vandenberg é onde está a 14a. divisão da Força Aérea dos Estados Unidos, e uma base de lançamento e testes de mísseis e foguetes (Western Launch and Test Range ou WLTR), e é responsável pelo lançamento de satélites militares, científicos e de organizações comerciais, bem como por testes de mísseis balísticos intercontinentais, incluindo o míssil Minuteman III. Vandenberg está assumindo um novo papel com a criação do "Joint Functional Component Command for Space" (JFCC SPACE).

História[editar | editar código-fonte]

Emblema da 30th Space Wing

A base, apelidada de VandyLand pelo pessoal da Força Aérea, foi criada em 1941 com o nome de "Camp Cooke" e pertencendo ao Exército dos Estados Unidos, servindo como um centro de treinamento para tropas da infantaria enviadas para Segunda Guerra Mundial e mais tarde para a Guerra da Coréia.

A base foi transferida para a Força Aérea dos Estados Unidos em 1957 quando começou a ser transformada em um campo para testes de mísseis balísticos e espaciais. Um ano mais tarde, a Base Aérea de Cooke foi batizada com o nome de Vandenberg em homenagem ao General Hoyt S. Vandenberg, o segundo chefe do staff da Força Aérea e um dos primeiros a defender o engajamento das Força Aérea com a pesquisa espacial.

O último foguete Titan IV-B lançado da plataforma SLC-4E na Base da Força Aérea de Vandenberg no norte de Santa Barbara County, ocorrido em 2005

Entre 1 de março de 1966 e 20 de dezembro de 1968, a Força Aérea comprou aproximadamente 15 mil acres (61 km²) da propriedade "Sudden Ranch", localizada ao sul do limite original, por meio da lei de domínio eminente. Esta aquisição aumentou a área da base para sua área atual de 98 mil acres (400 km²) das quais somente 15% está efetivamente ocupada. Sua localização relativamente remota e próxima da costa oferece um uma excelente localização para realização segura de testes de armamentos envolvendo mísseis (SM-65 Atlas, Titan II, Minuteman|Minuteman I/II/III, bem como para lançamento de satélites em órbitas polares sem que o foguete precise sobrevoar áreas populadas depois da decolagem.

Em 16 de dezembro de 1958, a Base de Vandenberg lançou o primeiro míssil balístico Thor. Vandenberg colocou no espaço o primeiro satélite em órbita polar, Discoverer 1, a bordo de uma combinação Thor+Agena, em 28 de fevereiro de 1959. (A missão Discoverer 1 foi usada para uma encobrir o programa do satélite Corona, um satélite clandestino da CIA.) Os dois lançamento foram feitos a partir de do Complexo de Lançamento Espacial No. 10 (SLC-10) da base de Vandenberg, a qual tinha sido preservada para ser mantida como um exemplo da tecnologia dos complexos de lançamento dos anos de 1950. A SLC-10 é atualmente classificada como um "monumento histórico nacional" dos Estados Unidos.

Em 17 de outubro de 1971, através de um foguete delta, colocou no ar o satélite artificial ASTEX, da Força Aérea dos Estados Unidos.[1][2]

Vandenbert ainda é a única instalação militar nos Estados Unidos que lança satélites do governo ou privados em órbitas polares. Também é o único centro do qual mísseis balísticos inter-continentais são lançados para o Atol de Kwajalein para se testar a performance deste sistema de armas.

A base é operada pelo "Air Force Space Command" (AFSPC), "30th Space Wing". Sua missão é:

  • Conduzir e apoiar lançamentos de mísseis balísticos e foguetes espaciais;
  • Operar o "Western Range";
  • Responder à contingências em escala mundial;
  • Hospedar a comunidade da Base da Força Aérea de Vandenberg.

Referências

  1. «ASTEX 1971-089A_High Res_OBS» (em inglês). Consultado em 30 de agosto de 2014 
  2. «ASTEX (P71-2)» (em inglês). Gunter's Space Page. Consultado em 30 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Base da Força Espacial de Vandenberg
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Base da Força Espacial de Vandenberg
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.