Berenberg Bank – Wikipédia, a enciclopédia livre

Berenberg Bank
upright=!Artigos sem imagens
Criação
Forma jurídica
Kommanditgesellschaft (d)
Sede social
Sectores de atividade
serviços financeiros
financial service activities, except insurance and pension funding (d)
Produto
Efectivos
1 331 ()
Fundador
Presidente
Hans-Walter Peters (en)
Website

Joh. Berenberg, Gossler & Co. KG, comumente conhecido como Berenberg Bank, é um banco de investimento multinacional com sede em Hamburgo, na Alemanha. Foi fundado pela família Berenberg de origem flamenga em 1590 e é o banco comerciante mais antigo do mundo e o segundo banco mais antigo do mundo em geral. Seus proprietários, a família Berenberg/Gossler, pertenciam à elite governante dos comerciantes hanseáticos da cidade-Estado de Hamburgo e vários membros da família serviram no governo local a partir de 1735. Como muitos outros banqueiros mercantes, os Berenberg eram originalmente comerciantes de roupas.[1][2][3] O nome do banco refere-se a Johann Berenberg e seu genro, Johann Hinrich Gossler, e manteve-se inalterado desde 1791.

O Berenberg Bank atua na banca de investimento, em particular as transações pan-europeias de pesquisa de capital, corretagem e mercados de capitais, além de banco privada para clientes ricos e gerenciamento institucional de ativos. Desde a década de 2000, a empresa tem se concentrado cada vez mais em investimentos. O Berenberg Bank tem cerca de 1.500 funcionários; além de sua sede em Hamburgo, tem importantes presenças em Londres, Zurique, Frankfurt e Nova York, além de 11 novos escritórios na Europa, na América e na Ásia. O banco é organizado como uma parceria limitada com parceiros pessoalmente responsáveis ​​e é conhecido pela sua estratégia comercial conservadora. Após a crise financeira dos anos 2000, o banco expandiu-se rapidamente.[4] O atual sócio sênior e chefe do banco Hans-Walter Peters também é presidente da Associação dos Bancos Alemães, tendo sucedido o CEO do Deutsche Bank, Jürgen Fitschen, em 2016.

Referências

  1. Gail Rolland, Market Players: A Guide to the Institutions in Today's Financial Markets, Wiley, 2011, ISBN 047097687X, p. 110
  2. Christian Siedenbiedel (24.10.2009), "Die Bank der feinen Hanseaten," Frankfurter Allgemeine Zeitung
  3. Volker Mester (24.07.2003), "Deutschlands älteste Bank," Hamburger Abendblatt
  4. «Privatbanken profitieren von der Finanzkrise». Süddeutsche.de 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Berenberg Bank
Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.