Bispo de Londres – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Bispo de Londres é o cargo da Igreja Anglicana responsável pela Diocese de Londres, na província de Canterbury. A diocese abrange 458 km ², cerca de 17 municípios da Grande Londres e uma pequena parte do condado de Surrey. A sede da Diocese de Londres é a Catedral de São Paulo, fundada em 604 e reconstruída várias vezes desde 1675 e após o Grande Incêndio de Londres (1666).

A residência do bispo é o The Old Deanery em Londres. Por quese mil anos o Fulham Palace foi a residência do bispo e a partir do século XVIII, a London House também deteve o título.

O cargo de Bispo de Londres é o terceiro mais antigo da Igreja Anglicana, só perdendo para o Arcebispo da Cantuária e Arcebispo de York. O bispo é também um dos cinco cargos mais importantes da Igreja da Inglaterra, juntamente com o Arcebispo da Cantuária, o Arcebispo de York, o bispo de Durham e o Bispo de Winchester.

O actual Bispo de Londres é Sarah Mullally, a 133ª na linhagem e primeira mulher bispo da Diocese de Londres.[1]

Referências

  1. «Nomeada primeira mulher bispo de Londres». TSF Rádio Notícias. 18 de dezembro de 2017. Consultado em 19 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Anglicanismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.