Cadáver – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura pelo filme de 2006, veja Cadáveres (filme).
Um cadáver jaz sobre a mesa, no famoso quadro de Rembrandt, chamado A Lição de Anatomia do Dr. Tulp.

Em biologia, cadáver ou defunto[1] é o corpo, ou organismo material, após a sua morte enquanto ainda contém a totalidade de seus tecidos, antes da decomposição. Após a decomposição da maior parte de seus órgãos, músculos e tecidos, passa a ser denominado como ossada. O termo carcaça é aplicado para se referir ao corpo de animais vertebrados e insetos mortos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "cadáver", segundo a etimologia popular, teria origem na inscrição latina Caro Data Vermibus ("carne dada aos vermes"), que supostamente seria inscrita nos túmulos. Na verdade, não se encontrou até hoje nenhuma inscrição romana deste género. Já os etimologistas defendem que a palavra deriva do termo latino cadavere,[1] que deriva da raiz latina cado, que significa "caído". A favor desta teoria, está o fato de Santo Isidoro de Sevilha referir que o corpo deixa de ser cadáver a partir do momento em que é sepultado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 309.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.