Catedral de Rochester – Wikipédia, a enciclopédia livre

Catedral de Rochester
Catedral de Rochester
Catedral de Rochester
Estilo dominante gótico normando
Arquiteto Gundulfo de Rochester
Início da construção 1079
Fim da construção 1238
Religião Anglicana
Diocese Diocese de Rochester
Ano de consagração 604
Website www.rochestercathedral.org
Geografia
País Inglaterra
Coordenadas 51° 23' 20" N 0° 30' 13" E

A Catedral de Rochester (em inglês: Rochester Cathedral) ou, oficialmente, Catedral de Cristo e da Bendita Virgem Maria é um templo da Igreja Anglicana localizado em Rochester, na Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada no início do século VII por Justo de Rochester, um dos missionários que acompanhou Santo Agostinho de Cantuária para converter os pagãos ingleses ao Cristianismo, mas o edifício e as propriedades que lhe haviam sido concedidas foram devastados na conquista de Guilherme, Duque da Normandia em 1066.

Somente quando Gundulfo assumiu o bispado é que se iniciou a reconstrução. O novo edifício foi consagrado em 1130, mas no mesmo dia irrompeu um incêndio que destruiu quase toda a cidade no entorno e danificou seriamente a catedral. Restaurada, novamente sofreu danos em 1137 e 1179 pelo fogo, e em 1215 e 1264 foi saqueada.

Uma importante doação permitiu que fosse recuperada em 1343. No século XVI, durante a Dissolução dos Mosteiros no reinado de Henrique VIII, a catedral foi confiscada pela coroa e teve seus tesouros removidos, entrando em decadência. No século XIX foi restaurada.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Catedral de Rochester
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.