Chiba – Wikipédia, a enciclopédia livre

Japão Chiba

千葉県

Chiba-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 千葉県
 • Rōmaji Chiba-ken
Símbolos
Bandeira de Chiba
Bandeira
Selo de Chiba
Selo
Localização
Localização de Chiba
Localização de Chiba
País Japão
Região Kanto
Ilha Honshu
Administração
Capital Chiba
Governador Toshihito Kumagai
Características geográficas
Área total 5 156,15 km²
 • Área molhada  0,8%
População total (1 de maio de 2016) 6 236,517 hab.
Densidade 1 209.53 hab./km²
Outras informações
Distritos 6
Municipalidades 54
Flor Flor de nabo (Brassica rapa)
Árvore Kusamaki
Ave Meadow bunting
Peixe Seabream
Sítio pref.chiba.lg.jp/
english
Península de Bōsō
Mapa de Chiba
Aeroporto Internacional de Narita, que fica em Chiba

Chiba ('Chiba (千葉県 Chiba-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na região de Kantō e na Região Metropolitana de Tóquio.[1] A sexta prefeitura mais populosa, e 27º maior por área. Chiba está na costa leste de Honshu e consiste em grande parte na Península de Bōsō, que envolve a parte oriental da Baía de Tóquio. Sua capital é Chiba.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Chiba foi criada a 15 de Junho de 1873 com o propósito de unir a prefeitura de Kisarazu e de Inba. Historicamente, era constituída pelas antigas províncias de Awa, Kazusa, e Shimousa.

Economia[editar | editar código-fonte]

Chiba constitui uma das maiores áreas industriais do Japão, principalmente devido à longa costa marítima ao longo da Baía de Tóquio. Depois de Chiba ter sido escolhida para sede de uma empresa metalúrgica de Kawasaki, em 1950. o governo da prefeitura iniciou um importante processo de saneamento de propriedades que levou à disponibilização de uma larga área de terrenos para o estabelecimento de fábricas, armazéns e docas. A produção química, refinição petroquímica e produção de máquinas constituem actualmente as três principais indústrias da prefeitura de Chiba; em conjunto, perfazem 45% das exportações da região. Em anos recentes, o governo fundou mais de oitenta parques industriais, com o objectivo de promover o desenvolvimento também na direcção do interior.

A prefeitura detém, igualmente, o segundo lugar entre as prefeituras japonesas exportadoras de produtos agrícolas. Apesar de Hokkaido estar no topo da lista, Chiba consegue ultrapassar esta prefeitura na produção de vegetais. A exploração pesqueira de Chiba é também muito produtiva, capturando a maior parte de peixes chatos no Japão, como o alabote ou linguado, além da captura de lagosta. São também extraídas grandes quantidades de algas marinhas da Baía de Tóquio.

A população de Chiba é uma das mais ricas do Japão devido ao peso dos sectores comerciais e industriais da sua economia. O seu PIB é de ¥3,1 milhões (US$ 28 600), o quinto mais alto do país. 70% da população está empregada no sector dos serviços, com 25% no sector da indústria e 5% na agricultura.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Chiba faz fronteira com a prefeitura de Ibaraki a norte, onde passa o rio Tone; com Tóquio e Saitama a oeste, onde passa o rio Edo; com o Oceano Pacífico a leste e com a Baía de Tóquio ao longo da sua fronteira meridional. A religião litoral da Baía de Tóquio é chamado "Uchibō" e do Oceano Pacífico é chamado "Sotobō". A maior parte da área de Chiba situa-se sobre a Península de Boso, uma região produtora de arroz: a costa oriental, conhecida como a "Planície da Liga Noventa e nove", é particularmente produtiva. A zona mais povoada, a noroeste da prefeitura, pertence à Planície de Kanto que se estende até às aglomerações urbanas de Tóquio e Saitama. A corrente marinha de Kuroshio flui perto do litoral de Chiba, o que a torna relativamente mais quente no inverno e mais frio no verão do que sua vizinha Tóquio.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Em negrito, a capital da prefeitura.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Fusões[editar | editar código-fonte]

A 11 de Fevereiro de 2005 a antiga "vila" de Amatsukominato do distrito de Awa fundiu-se com a cidade de Kamogawa.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Turismo[editar | editar código-fonte]

O castelo da Tokyo Disneyland

A maior parte dos visitantes da área de Tóquio aterram no Aeroporto Internacional de Narita, situado em Narita, a norte da prefeitura, ligado a Tóquio pelo Expresso de Narita (dos Caminhos de Ferro do Estado) e pelos Caminhos de Ferro elétricos Keisei (empresa privada).

O Parque temático Tokyo Disneyland localiza-se, na verdade, em Urayasu perto da fronteira ocidental da prefeitura.

Chiba está ligada a Tóquio por diversos caminhos de ferro, sendo de destacar a linha Keiyo e Sobu de Japan Railway, a linha Keisei e linha Tozai. A linha Musashino liga Chiba a Saitama e ao norte de Tóquio. O sul de Chiba liga-se à prefeitura de Kanagawa pela ponte-túnel Tokyo Wan Aqua-Line .

Símbolos da Prefeitura[editar | editar código-fonte]

O Meibutsu (名物 ou seja: a "coisa famosa") de Chiba são os amendoins. A maior parte dos amendoins do Japão são aqui cultivados e usados na produção de óleo de amendoim.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Chiba-ken" no Japan Encyclopedia, p. 109 no Google Livros; "Kantō" no p. 479 no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Chiba" no p. 109 no Google Livros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chiba
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.