Colégio IPA – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Instituto Porto Alegre, antigo Porto Alegre College, foi fundado pela Igreja Metodista Episcopal do Sul dos EUA (hoje, Igreja Metodista Unida) em fevereiro de 1923, funcionando, inicialmente em um sobrado na esquina das ruas Marechal Floriano e Salgado Filho. O bispo John Moroe Moore é considerado o seu fundador. Somente em 1924 foi transferido para o 'morro milenar' (Alto Petrópolis) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Na década de 70, com a aula inaugural da ESEF (Escola Superior de Educação Física) iniciou-se o IPA na educação superior.

Em 2003, as séries iniciais e o ensino fundamental do antigo Colégio IPA foram integrados ao Colégio Americano. E em 2004, o IPA passou a abrigar apenas os cursos de graduação da Rede Metodista de Educação IPA.

O 17º Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em Maringá, Estado do Paraná, decidiu que todas as instituições educacionais da Igreja que mantivessem ensino superior deveriam passar para a administração da área geral. Sendo assim, novos Conselhos Diretores foram sendo organizados, com membros não só da região eclesiástica onde essas instituições estavam localizadas, mas também de outras regiões.

O IPA e o IMEC, já fusionados e sob a administração de um só Conselho Diretor, passaram para a área geral com a instituição de um novo conselho que manteve ainda na direção executiva dirigentes que já estavam em seus cargos. O Colégio União também passou para à área geral e ficou sob o mesmo Conselho Diretor das instituições da Capital.

Muitos grupos de trabalho foram organizados em 2002, para reestruturarem funcionalmente as instituições, prevendo, inclusive, a transformação das três faculdades (Ciências da Saúde, Fonoaudiologia e Nutrição, e Administração) em Centro Universitário. Em setembro de 2004, foi aprovada essa transformação pelo MEC e as Faculdades passaram a integrar o Centro Universitário Metodista IPA.

Ainda em 2002, com a fusão do IPA, do IMEC e do União, foi criada a Rede Metodista de Educação IPA. No final do ano, a Rede reorganizou seus campi em planejamento para o próximo ano: no campus Americano, a educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio; no Campus IPA, a educação superior; no Campus União, a educação básica completa. Para tanto, um plano físico foi elaborado por uma equipe de engenheiros especializados em ambientes estudantis. Hoje em dia, o IPA, tem 2 Campi, o Central, no bairro Rio Branco, que tem as Unidades Americano, Dona Leonor e IPA, e o DC Navegantes no bairro Navegantes (próximo ao Aeroporto). A instituição alcançou, em 2004, o status de Centro Universitario, e hoje, com mais de 7 mil alunos, é uma das mais prestigiadas faculdades de Porto Alegre.