Exposição Internacional de 1993 – Wikipédia, a enciclopédia livre

EXPO Daejeon 1993
Detalhes
Classe da BIE Exposição Especializada
Categoria Exposição Internacional Reconhecida
Nome Daejeon Expo 93
Lema O desafio de uma nova estrada para o desenvolvimento
Construção Torre Hanbit
Visitantes 14.005.808
Participante(s)
Local
Realizado em Coreia do Sul Coreia do Sul
Cidade Daejeon
Linha do tempo
Inauguração 7 de agosto de 1993 (1993-08-07)
Encerramento 7 de novembro de 1993 (1993-11-07)
Exposição universal
Anterior Exposição Internacional de 1992 em Genova  Itália
Próxima Expo 98 em Lisboa Portugal Portugal
Internet
Website Site oficial

Expo 93 foi uma feira mundial[1] que durou 3 meses em 1993, na cidade sul-coreana de Daejeon, na época chamada Taejŏn.

Tema[editar | editar código-fonte]

O tema da exposição foi "The Challenge of a New Road of Development" (O desafio de uma nova estrada para o desenvolvimento) com vários outros sub-temas como desenvolvimento sustentável. A exposição foi endossada pelo Bureau Internacional de Exposições e comemorou o centenário da primeira representação da Coreia, na época Reino Hermita em uma exposição mundial, a Exposição Universal de 1893, em Chicago.

Local da exposição[editar | editar código-fonte]

A exposição consistia de três localidades - a área internacional, a zona corporativa e a zona de parque de diversões.

Sendo uma exposição especializada, os pavilhões na zona internacional eram, em sua grande maioria, alugados para os participantes internacionais. Cento e oitenta países participaram, transformando-a em uma das maiores feiras mundiais de todas. Entre os pavilhões mais memoráveis temos o sul-coreano e o dos Estados Unidos.

A zona corporativa representou o melhor da indústria sul-coreana com arquitetura e conteúdos espetaculares, sendo que muitos dos pavilhões estavam envolvidos por áreas verdes. Os mais famosos foram os da Samsung, Daewoo com a apresentação do IMAX, Korean Air Lines

Também teve o parque Kumdori Land, que recebeu o nome do mascote da feira Kumdori (O Mundo Mágico de Pingo), que também foi o nome de uma montanha-russa famosa no parque.

Torre temática[editar | editar código-fonte]

No centro da exposição podia-se ver uma torre de 93 metros de altura chamada de "Hanbit-tap" (Torre da Grande Luz), que foi projetada seguindo o conceito de um observatório sul-coreano clássico, onde os visitantes poderiam ver a Expo toda. Hoje, neste nível, a torre abriga um café.

A Expo 93 foi considerada um sucesso, co algumas das maiores maravilhas tecnológicas de todas as feiras mundiais.

Legado[editar | editar código-fonte]

No local onde foi realizada a Expo encontra-se o Parque Científico Expo, onde pode-se visitar a Torre Hanbit, algumas montanhas-russas e alguns pavilhões que ainda se mantiveram por lá como o das Nações Unidas, e que hoje é um museu da Expo.

No site oficial - http://www.expo93.co.kr/ pode-se encontrar vários livros digitais bem como solicitar impressões da Expo, inclusive o manual oficial, porém a maioria do conteúdo é em coreano.

Referências

  1. Pelle, Findling, ed. (2008). «Appendix B:Fair Statistics». Encyclopedia of World's Fairs and Expositions. McFarland & Company, Inc. p. 416. ISBN 978-0-7864-3416-9 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]