Fernando Faro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fernando Faro
Nome completo Fernando Abílio de Faro dos Santos
Nascimento 21 de junho de 1927
Aracaju, Sergipe, Brasil
Morte 25 de abril de 2016 (88 anos)
São Paulo, SP, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Ocupação produtor musical, jornalista, diretor de televisão
Prêmios Ordem do Mérito Cultural (2001)

Fernando Abílio de Faro dos Santos (Aracaju, 21 de junho de 1927São Paulo, 25 de abril de 2016) foi um jornalista, produtor musical e diretor de televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era neto de dono de engenho. Quando era criança, perdeu o pai, Abílio da Costa Santos, morto em um acidente durante uma partida de futebol. A família mudou-se, então, para Laranjeiras (SE) e depois para Salvador (BA). Mais tarde, Faro se mudou para São Paulo para cursar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).[1] Abandonou o curso no terceiro ano para para trabalhar como jornalista.

Estreou na TV no início da década de 1950, na TV Paulista, na qual foi diretor, escreveu teleteatros e produziu shows e programas de TV para artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina e Gal Costa. Seu maior trabalho foi o programa Ensaio na TV Cultura de São Paulo. Este programa possuía um formato único no qual apenas o entrevistado aparecia, mesclando respostas a perguntas do entrevistador (as quais não eram ouvidas e feitas pelo próprio Faro) e performances.

Além de Ensaio, Faro idealizou programas como Móbile, Hora da Bossa, TV Vanguarda e Divino Maravilhoso em suas passagens por emissoras como TV Tupi, TV Excelsior, Rede Globo, Rede Bandeirantes e TV Record.

Em 2007, para comemorar os 80 anos de Faro, a Fundação Padre Anchieta lançou sua biografia, "Baixo - Fernando Faro", cujo título é uma referência ao termo que ele usava para chamar qualquer um à sua volta: "Ô, baixo!" e também ao apelido que lhe foi dado por Cassiano Gabus Mendes pela sua altura que era 1,65 e pela fala tranquila.

Faro morreu em 25 de abril de 2016, aos 88 anos, vítima de uma infecção pulmonar após ficar internado por 3 meses. Foi sepultado no Cemitério do Araçá.[2]

Referências

  1. «Morre Fernando Faro, aos 88 anos». TV Cultura. 25 de abril de 2016. Consultado em 26 de janeiro de 2019 
  2. «Fernando Faro, produtor do programa 'Ensaio', morre aos 88 anos». G1 São Paulo. 25 de abril de 2016. Consultado em 26 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.tudosobretv.com.br/histortv/depo/faro/