Festival Eurovisão da Canção 2017 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Festival Eurovisão da Canção 2017
Celebrate Diversity
LXII° edição
Datas
Semi-final 1 9 de maio
Semi-final 2 11 de maio
Final 13 de maio
Anfitrião
Local Centro Internacional de Exibições de Kiev, Kiev, Ucrânia
Apresentador(es) Oleksandr Skichko, Volodymyr Ostapchuk e Timur Miroshnychenko
Diretor Ola Melzig
Supervisor executivo Noruega Jon Ola Sand
Produtor executivo Stuart Barlow
Estação Anfitriã
Companhia Nacional de Radiodifusão Pública da Ucrânia (NPTRCU) [1][2]
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 42 países
Número de finalistas 26 países
Países estreantes Sem estreantes
Países de regresso  Portugal
 Roménia
Países de saída  Bósnia e Herzegovina
 Rússia
Actuações
Actuações de abertura(s)

Actuações nos intervalos

Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoMontenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoAustrália no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países participantes     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2017

Votação
Sistema de
voto
50% televoto + 50% júri de cada país pontua de 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos respetivamente
Votos nulos  Áustria (Televoto na final)
 Espanha (Voto do júri na Final)
 San Marino (Júri na segunda semifinal)
 Malta (Televoto na segunda semifinal)}
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
2016Festival Eurovisão da Canção2018

O Festival Eurovisão da Canção de 2017 (em inglês: Eurovision Song Contest 2017; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2017; em ucraniano: Пісенний конкурс Євробачення 2017) foi a 62.ª edição anual do evento. O festival foi realizado pela segunda vez em Kiev, Ucrânia, depois de Jamala ter ganhado a edição anterior com a canção 1944. As semifinais realizaram-se nos dias 9 e 11 de maio, enquanto que a final se deu no dia 13 de maio. A última vez que o Festival adulto foi realizado em solo ucraniano foi em 2005, também em Kiev.

Portugal e Roménia regressaram este ano depois de estarem ausentes na edição de 2016. A Bósnia e Herzegovina retirou-se por problemas financeiros, enquanto que a Rússia anunciou a sua retirada a 13 de abril de 2017. Esta retirada foi anunciada depois que a sua representante, Yulia Samoylova, foi banida da Ucrânia, após alegações de que ela tenha entrado ilegalmente na Crimeia em 2015.

O cantor Salvador Sobral, representando Portugal, venceu esta edição com o tema "Amar pelos Dois", com 758 pontos, a maior pontuação da história e a primeira vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção que, ao longo de 53 anos, nunca tinha conquistado nenhum top 5. Esta é também a primeira vitória para um país a cantar na sua língua oficial desde 2007, ano em que a Sérvia ganhou o certame com "Molitva". O top 3 - Portugal, Bulgária e Moldávia -, conquistaram todos as suas melhores posições da história.

Regras[editar | editar código-fonte]

Participação[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre as regras, consulte: Regras do Festival Eurovisão da Canção.

  • As regras de participação, classificação e pontuação no Eurovisão dependem de acordos impostos pela UER, que controla o festival. As regras já mudaram inúmeras vezes desde o início do festival, muitas delas relacionadas a questões políticas, financeiras e principalmente pelo número de países participantes que era cada vez maior.
  • Desde os anos 1990, foi-se tornando impossível para a UER, com o aumento de participantes, agrupar numa única final todos os países interessados, o que culminou desde 1993, a criação de etapas de classificação para a grande final. Essas etapas foram modificadas diversas vezes, ano após ano.
  • Em 1996, surgiu o “Big Four” em que a UER decidiu classificar automaticamente para a final os quatro países que mais contribuíam financeiramente para o evento: França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Em 2011, após um período de ausência, a Itália também entrou na lista, formando o que hoje chamamos de “Big Five”. Os cinco países que formam o Big Five, juntamente com o país anfitrião, são divididos em dois grupos de três para votarem nas semifinais.
  • Depois de problemas, controversas e críticas com os diversos formatos adotados previamente,em 2007, a UER definiu que haveria duas semifinais que classificariam 10 países em cada uma delas. Foi definido também que cada semifinal poderia ter no máximo 20 países participantes. Enquanto, a final terá o mínimo de 25 e o máximo de 26 países: 10 advindos de cada semifinal, 5 do “Big Five” mais o país anfitrião, que também é qualificado automaticamente para a final. Caso algum do "Big Five" ganhe no ano anterior, uma das vaga para a final do ano seguinte deixa de existir.[3]
  • Quanto às seleções nacionais não há regras, nem mesmo quanto à nacionalidade dos representantes de cada país, podendo assim um norueguês representar a Espanha e vice-versa, por exemplo. No entanto há restrições quanto à duração da música, idade dos participantes e o número de pessoas no palco:a música não pode ultrapassar os três minutos, o participante não deve ter menos de 16 anos e cada país só pode levar até 6 pessoas ao palco. Essa regra ajuda a controlar a duração do festival em direto.
  • Também não há impedimento quanto ao idioma das músicas, mas recentemente a língua inglesa passou a predominar, mesmo não sendo a língua oficial do país que a levou. Outros artistas também “misturam” mais de dois idiomas em uma única música.
  • Quanto à participação dos países, estes devem ser membros ativos da UER (União Europeia de Radiodifusão), uma união que engloba emissoras de rádio e TV na Europa. Obrigatoriamente cada país deve ter no mínimo uma estação de televisão afiliada ao grupo e deve transmitir o evento ao estiver em competição.

Votação[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre a votação, consulte: Votação do Festival Eurovisão da Canção.

  • O sistema de votação no evento é dividido entre o público e o júri. Qualquer que seja o espetáculo (semi ou final), o espectador vota através de telemóvel ou SMS, sendo permitidos no máximo 20 votos para cada número telefónico, sendo que é impossível votar no seu próprio país. A ordem das apresentações é definida pela produção dos concertos, representa a música com um determinado número; sendo que a votação só ocorre depois da última apresentação.
  • A contagem dos votos nas semifinais permanece em segredo até que se conheça o vencedor do festival. Isso ocorre para manter a expetativa dos participantes e do público, bem como para não influenciar as decisões na final. A divulgação dos países finalistas nas semifinais é aleatória não correspondendo a nenhum ranking de pontuação.
  • Os pontos são distribuídos em dois combos de: 1 a 7, 8, 10 e 12 pontos, numa combinação do televoto + votação do júri. Na final a votação é idêntica às semifinais só que é feita em aberto e apresentada ao público em tempo real pelo porta-voz de cada país.

Preparação do Festival[editar | editar código-fonte]

Nove cidades mostraram interesse em acolher o Festival: Dnipropetrovsk, Kherson, Carcóvia, Kiev, Lviv, Odessa, Tcherkássi, Vinnystia e Irpin. Porém apenas seis seguiram as condições propostas pela NTU.

A 22 de julho, três cidades foram anunciadas como finalistas para sediar o Festival, depois da emissora ucraniana NTU ter eliminado, por diversos fatores, as cidades de Kherson, Carcóvia e Lviv.[4]

A data prevista para o anúncio da cidade-sede e do local foi 1 de agosto de 2016.[5] No entanto, a NTU confirmou em 26 de julho de 2016 que a cidade seria anunciada no dia seguinte,[6] o que acabou não acontecendo. Com isso, o anúncio foi realocado novamente para 1 de agosto.[7] Neste dia, a NTU referiu que não tinha ainda decidido e que estava considerando as três propostas, entendendo que faltavam algumas condições em cada uma.[8] Em 10 de agosto, Oleksandr Kharebin, Diretor-Geral Adjunto da NTU, anunciou que a cidade sede seria anunciada até dia 24 de agosto.[9]


Após estes sucessivos adiamentos sobre a decisão da cidade sede, o prefeito de Dnipro lançou um apelo público, em 19 de agosto, pela sua conta oficial do Facebook, ao time responsável pelo processo, para que o fizessem o mais rapidamente possível e referiu que, se não se soubesse a cidade sede dentro de uma semana, Dnipro estaria desistindo oficialmente do evento.

Minutos depois, Oleksandr Kharebin respondeu, pedindo que o político mantivesse a calma, citando que a cidade sede da Eurovisão em 2017 seria anunciada em 23 de agosto.[10]

Durante os dois dias seguintes, não se houve conhecimento de nenhuma nova informação relativa ao processo. Até que, em 25 de agosto, foi-se anunciada a realização de uma entrevista coletiva para o anúncio da cidade-sede.[11] Alguns minutos antes desta coletiva começar, contudo, ela foi cancelada, com o argumento de que ainda faltavam alguns detalhes finais para o anúncio.[12]

O então Diretor Geral da NTU, Zurab Alasania, mais tarde anunciou que Dnipropetrovsk estava oficialmente fora da corrida, sendo que as finalistas eram Odessa e Kiev.[13][14]

Cidades finalistas
Cidades eliminadas
Cidades que se retiraram
Cidade escolhida

A 9 de setembro, foi anunciado que Kiev e o Centro Internacional de Exibições (IEC) iriam sediar o Festival Eurovisão da Canção 2017.[15]

Seleção da cidade anfitriã[editar | editar código-fonte]

Características das candidatas e arenas propostas[editar | editar código-fonte]

 △  Cidade anfitriã  ▽  Finalistas  ▷  Cidades que se retiraram

Cidade Local Capacidade Notas Candidatura
Carcóvia
Estádio Metalist 40 000 Acolheu 3 jogos da fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol de 2012.

Precisarava de algumas obras, incluindo uma cobertura.

A 2 de julho de 2016, Carcóvia apresentou uma candidatura oficial sem passar por uma candidatura preliminar, sendo assim a quinta cidade a apresentar-se oficialmente para acolher o Festival em 2017.[17]
Kherson
- - - O presidente da desconhecida Kherson, Volodymyr Mikolayenko, também anunciara na mesma data que a cidade também estava interessada em sediar o evento.[18][19]
Dnipro
Dnipro-Arena 6000 a 9000 A Dnipro-Arena foi uma das sedes do Campeonato Europeu de Futebol de 2012 O prefeito de Dnipropetrovsk, Borys Filatov, também mostrou, em 15 de maio de 2016, o seu desejo em realizar o evento em sua cidade. O Director-Geral da NTU, Zurab Alasania, alguns dias mais tarde, anunciou que Dnipro estava oficialmente fora da corrida.[20][21]
Kiev
Centro Internacional de Exibições (IEC) ≈ 11 000 O maior edifício de exposição na Ucrânia. Lugar permanente para negócios e exibições internacionais O prefeito de Kiev, o ex-boxeador e campeão olímpico Vitali Klitschko, também mostrou interesse em acolher o Festival na cidade, indicando o Estádio Olímpicocomo um dos locais possíveis.[22][23]
Lviv
Arena Lviv 34 915 Acolheu 3 jogos da fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol de 2012.

Precisava de uma cobertura.

Andriy Sadovy, prefeito de Lviv, também anunciara que a cidade estava preparada para sediar o evento ao mais alto nível, onde também aconteceram jogos do Euro 2012.[24][25] A cidade propõe duas alternativas.[26]
EuroBasket - Este local foi inicialmente concebido para acolher o EuroBasket 2015, e estava 25% concluído à época.
Odessa
Chornomorets Stadium 34 164 Esta arena foi uma das sedes da Super Copa da Ucrânia de 2004 a 2007.

Necessitava de uma cobertura.

A 16 de maio de 2016, o prefeito da cidade de Odessa, Gennadiy Trukhanov, mostrou interesse para a cidade sediar o Festival.[27][28]

Em certas cidades, faltavam infraestruturas necessárias para acolher o Festival : os locais propostos eram a céu aberto, o que é incapacitante para acolhê-lo. Tcherkássi,[29] Vinnystsia[30] e Irpin[31] foram as cidades que nunca apresentaram uma candidatura oficial.

A 8 de junho, foi realizada a primeira reunião da organização do Festival, de acordo com a chefe da delegação ucraniana e posteriormente produtora executiva do evento, Viktoria Romanova. Durante esse tempo, a UER e a NTU estipulou as regras e as condições que as cidades candidatas teriam de respeitar para sediar o evento. Já o primeiro-ministro Volodymyr Groysman, anunciou, a 18 de maio de 2016, que provavelmente um processo de escolha da sede seria aberto, pois o evento tornara-se uma prioridade para o país.[32] As características impostas pela UER foram:[33]

Formato[editar | editar código-fonte]

Datas provisórias[editar | editar código-fonte]

As datas provisórias iniciais para a 62.ª edição foram anunciadas a 14 de março de 2016 durante a tradicional reunião dos Chefes de Delegação, na sede do festival do ano anterior, com as semifinais originalmente marcadas para os dias 16 e 18 de maio e a final para 20 de maio de 2017. Essas datas provisórias foram escolhidas pela UER com o objetivo de evitar potenciais choques de datas com outros eventos, tal como a final da Liga dos Campeões da UEFA.[35] No entanto, logo em junho, a NTU propôs novas datas: antecipar o festival em uma semana, para os dias 9, 11 e 13 de maio de 2017. Estas mesmas datas estiveram sujeitas a alterações, mas foram confirmadas no mesmo dia em que foi anunciado onde se iria realizar o festival.[36] Outra alternativa foram os dias 23, 25 e 27 de maio de 2017.[37]

Orçamento[editar | editar código-fonte]

O orçamento previsto para o Festival de 2017 foi de 663 milhões (aproximadamente 23,2 milhões de ou 24 milhões de dólares). Desta soma, 457 milhões (aproximadamente 16 milhões € ou US$ 17 milhões) provieram do governo ucraniano. A cidade de Kiev alocou ₴ 208 milhões (aproximadamente 7,2 milhões € ou US$ 7,6 milhões) à organização do Festival e previu repartir as suas despesas entre 2016 e 2017, utilizando ₴ 51 milhões (aproximadamente 1.8 milhão € ou US$ 1.9 milhão) no período pré-evento, e os restantes ₴ 154 milhões (5,4 milhões € ou US$ 5.7 milhões) para serem usados durante os meses anteriores ao festival.[38]

Equipa principal[editar | editar código-fonte]

A 5 de janeiro de 2017, a emissora NTU anunciou os membros da equipa principal que estaria encarregada do Festival de 2017. A emissora nomeou Aleksandr Kharebin e Viktorya Romanova como produtores executivos. Porém, uma parte da equipe renunciou aos cargos em 13 de fevereiro de 2017, forçando a NTU a nomear substitutos.

Dificuldades encontradas[editar | editar código-fonte]

A emissora ucraniana encontrou muitas dificuldades quanto à preparação do Festival. A 27 de novembro de 2016, Aleksandr Kharebin, diretor-geral da emissora, anunciou que os preparativos tinham tido meses de atraso. Graças à, de acordo com ele, "burocracia, uma legislação inadequada e uma atitude insolente de certos oficiais". Mais concretamente, a alocação do orçamento pelo governo ucraniano foi atrasado e cada etapa dos preparativos deveria, como diz a lei ucraniana, passar por uma chamada de ofertas públicas — a escolha do tema e do slogan do Festival, por exemplo, foi feita por ofertas públicas.

Estes problemas acumulados poderiam tirar os direitos de organização do festival da NTU.[39] Porém, a 28 de novembro de 2016, Aleksandr Kharebin anunciou que a Ucrânia iria, mesmo assim, organizar o Festival, e, apesar dos rumores publicados na imprensa ucraniana, progressos significativos teriam sido feitos a propósito da organização.[40]

A preparação do Festival foi igualmente marcada por diversas demissões. Inicialmente, Zurab Alasania, diretor-geral da emissora, apresentou a sua demissão a 1 de novembro de 2016, em sinal de protesto contra o baixo orçamento alocado pelo governo ucraniano à emissora e a pressão para não revelar os problemas encontrados pela organização.[41] Seguinte a esta demissão, uma pessoa — não nomeada na carta de demissão —, designou um novo diretor para o Festival, que assumiu o controlo total da sua preparação, anulando as ações da equipa principal encarregada da organização. Este bloqueio levou à demissão de 21 membros da equipa a 13 de fevereiro de 2017, incluindo os produtores executivos Viktorya Romanova e Aleksandr Kharebin, a diretora comercial Iryna Asman, o gerente geral do evento Denys Bloshchenskyi e o diretor da segurança Aleksii Karaban.[42] A UER, depois disso, insistiu com a emissora sobre a importância de envolver rapidamente e eficazmente os elementos já aprovados para o Festival e respeitar o planeamento estabelecido, apesar das mudanças em cima da hora.[43]

Sorteio das semi-finais[editar | editar código-fonte]

O sorteio para determinar a atribuição dos países participantes às respectivas semifinais teve lugar no Column Hall a 31 de janeiro de 2017, apresentado por Timur Miroshnychenko e Nika Konstantinova. Os 37 semifinalistas foram alocados em seis potes, com base em padrões históricos de votação, conforme calculado pelo parceiro oficial do televoto, Digame.[44]

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4 Pote 5 Pote 6

Identidade visual[editar | editar código-fonte]

O logótipo e o slogan foram revelados a 30 de janeiro de 2017. O slogan para o Festival de 2017 é Celebrate Diversity (em português, Celebra a Diversidade). O slogan é a mensagem central para o evento ano e é complementada por um logótipo criativo baseado no tradicional colar de grânulos ucraniano conhecido como Namysto. Mais do que uma peça de joelheira, Namysto é um amuleto protetor e um símbolo de beleza e saúde. É composto de diversas pérolas diferentes, cada uma com o seu próprio design, e celebra a diversidade e individualidade.[45]

Promoção[editar | editar código-fonte]

Emojis promocionais[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Eurovision Emojis.png
Os 3 emojis exclusivamente criados pela Eurovisão e pelo Twitter.

Foi anunciado que a 30 de abril que as equipas criativas da Eurovisão e do Twitter estariam a trabalhar juntas para criar 3 emojis que acompanharam os hashtags promocionais durante a edição. O emoji de coração aparecereu juntamente com #ESC2017 e #Eurovision, enquanto que o emoji do troféu do vencedor foi usado para #12Points e #douzepoints. O último emoji é o logótipo do certame, que apareceu junto ao hashtag #CelebrateDiversity, o slogan desta edição.[46]

Moedas comemorativas[editar | editar código-fonte]

A 5 de maio, o Banco Central da Ucrânia anunciou o lançamento de uma moeda especial, em prata, para marcar o facto da Ucrânia receber e organizar a 62.ª edição do Festival da Eurovisão. A moeda de 5 grívnia mostra o céu de Kiev de um lado e o logótipo da Eurovisão 2017 do outro. O logo contém a bandeira ucraniana. Foram feitas 40 mil moedas, com metade delas a serem vendidas no website do Banco Central, onde puderam ser compradas até 15 de maio.[47]

Participantes[editar | editar código-fonte]

1.ª semifinal[editar | editar código-fonte]

Dezoito países participaram na 1.ª semifinal. A Itália, a Espanha e a Reino Unido votaram nesta semifinal.

País participante Título original da canção Artista Processo Data da seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de interpretação
Primeira parte
 Albânia [48] World Lindita Halimi Festivali i Kenges 55 24 dezembro 2016
RTSH Mundo Inglês
 Austrália [49] Don't Come Easy Isaiah Firebrace Eleição Interna 7 de março de 2017
SBS Não vem facilmente Inglês
 Azerbaijão [50] Skeletons Dihaj Eleição Interna março de 2017
ICTIMAI Esqueletos Inglês
 Bélgica [51] City Lights Blanche Eleição Interna 8 de março de 2017
RTBF Luzes da Cidade Inglês
 Finlândia [52] Blackbird Norma John Uuden Musiikin Kilpailu 2017 28 de janeiro de 2017
YLE Pássaro Negro Inglês
 Geórgia [53] Keep The Faith Tamara Gachechiladze Final Nacional 20 de janeiro de 2017
GPB Continue acreditando Inglês
 Montenegro [54] Space Slavko Kalezic Eleição Interna 10 de março de 2017
PBS Espaço Inglês
 Portugal [55] Amar Pelos Dois Salvador Sobral Festival RTP da Canção 2017 5 de março de 2017
RTP1 Português
 Suécia[56] I Can't Go On Robin Bengtsson Melodifestivalen 2017 11 de março de 2017 [57]
SVT Não Posso Continuar Inglês
Segunda parte
 Arménia [58] Fly With Me Artsvik Depi Evratesil 2017 (artista)
Eleição Interna (canção)
-
AMPTV Voa Comigo Inglês
 Chipre [59] Gravity Hovig Eleição Interna -
CYBC Gravidade Inglês
 Eslovénia [60] On My Way Omar Naber EMA 2017 24 de fevereiro de 2017
RTVSLO No meu caminho Inglês
 Grécia [61] This Is Love Demy Eleição Interna (artista)
Final Nacional (canção)
6 de março de 2017 (canção)
ERT Isto é Amor Inglês
 Islândia[62] Paper Svala Söngvakeppnin 2017 11 de março de 2017 [63]
RÚV Papel Inglês
 Letónia[64] Line Triana Park Supernova 2017 26 de fevereiro de 2017 [65]
LTV Linha Inglês
 Moldávia [66] Hey, Mamma! SunStroke Project O Melodie Pentru Europa 2017 25 de fevereiro de 2017 [67]
TRM Oi, mamã! Inglês
 Polónia [68] Flashlight Kasia Moś Krajowe Eliminacje 2017 18 de fevereiro de 2017
TVP Lanterna Inglês
 Chéquia [69] My Turn Martina Bàrta[70] Eleição Interna 15 de fevereiro de 2017
ČT A minha vez Inglês

2.ª semifinal[editar | editar código-fonte]

Dezanove países iriam participam na 2.ª semifinal, até que a cantora da Rússia, Julia Samoylova, foi expulsa do concurso. A França, a Alemanha e a Ucrânia votaram nesta semifinal.

País participante Título original da canção Artista Processo Data da seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de interpretação
Primeira parte
 Áustria [71] Running On Air Nathan Trent[72] Eleição Interna 28 de fevereiro de 2017 [73]
ORF Correndo no Ar Inglês
 Dinamarca [74] Where I Am Anja Nissen Dansk Melodi Grand Prix 2017 25 de fevereiro de 2017 [75]
DR Onde estou Inglês
 Países Baixos[76] Lights and Shadows O'G3NE Eleição Interna 3 de março de 2017 [77]
AVROTROS Luzes e Sombras Inglês
 Hungria[78] Origo Joci Pápai A Dal 2017 18 de fevereiro de 2017
MTVA Origens Húngaro
 Irlanda[79] Dying To Try Brendan Murray Eleição Interna março de 2017
RTÉ Morrendo para tentar Inglês
 Macedónia do Norte[80] Dance Alone Jana Burceska Eleição Interna 10 de março de 2017
RT Danço Só Inglês
 Malta [81] Breathlessly Claudia Faniello Malta Eurovision Song Contest 2017 18 de fevereiro de 2017
PBS Sem fôlego Inglês
 Roménia[82] Yodel It! Ilinca & Alex Florea Selecția Națională 2017 5 de março de 2017
RTR Iodele! Inglês
 Sérvia[83] In Too Deep Tijana Bogićević  Eleição Interna 11 de março de 2017
RTS Muito Profundo Inglês
Segunda parte
 Bielorrússia[84] Story of My Life NAVI EuroFest 2017 20 de janeiro de 2017
TRC História da minha vida Bielorrusso
 Bulgária[85] Beautiful Mess Kristian Kostov Eleição Interna 13 de março de 2017
BNT Bela confusão Inglês
 Croácia [86] My Friend Jacques Houdek Eleição Interna 2 de março de 2017
HRT Meu amigo Inglês, Italiano
 Estónia [87] Verona Koit Tomee & Laura Eesti Laul 2017 4 de março de 2017 [88]
ERR - Inglês
 Israel [89] I Feel Alive Imri Ziv Hakochav Haba (Rising Star) março de 2017
IBA Eu me sinto vivo Inglês
 Lituânia[90] Rain of Revolution Fusedmarc "Eurovizijos" Dainų Konkurso Nacionalinė Atranka 2017 11 de março de 2017
LRT Chuva de Revolução Inglês
 Noruega [91] Grab the Moment JOWST Melodi Grand Prix 2017 11 de março de 2017
NRK Agarre o Momento Inglês
 San Marino[92] Spirit of the Night Valentina Monetta & Jimmie Wilson Eleição Interna 12 de março de 2017
RTV Espírito da Noite Inglês
 Suíça[93] Apollo Timebelle Die grosse Entscheidungsshow 2017 5 de fevereiro de 2017 [94]
SRG SSR Apolo Inglês

Final[editar | editar código-fonte]

Os países a seguir qualificam-se diretamente para a final do Festival:

País Participante Título original da Canção Artista Processo Data da Seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha [95] Perfect Life Levina Unser Song 2017 9 de fevereiro de 2017 [96]
NDR Vida Perfeita Inglês
 Espanha [97] Do It for Your Lover Manel Navarro Objectivo Eurovision 2017 fevereiro de 2017
TVE Faça para o seu Amor Espanhol e Inglês
 França [98] Requiem Alma Eleição Interna -
France 2 Réquiem Francês e Inglês
 Itália [99] Occidentali's Karma Francesco Gabbani Festival da Canção Italiana de 2017

(Festival de Sanremo 2017)

11 de fevereiro de 2017 [100]
RAI Carma dos ocidentais Italiano
 Reino Unido [101] Never Give Up On You Lucie Jones Eurovision: You Decide 2018 27 de janeiro de 2017
BBC Nunca irei desistir de ti Inglês
 Ucrânia [102] Time O.Torvald Jewrovidenije 2017 25 de fevereiro de 2017 [103]
NTU Tempo Inglês

Resultados[editar | editar código-fonte]

  Países na primeira semifinal
  Países votantes na primeira semifinal
  Países na segunda semifinal
  Países votantes na segunda semifinal

Dos 36 países que participaram no festival nas semifinais deste ano, 18 países participaram na primeira semifinal, realizada no dia 9 de maio (na terça-feira), enquanto que os outros 18 participaram na segunda semifinal, realizada no dia 11 de maio (na quinta-feira). Em cada semifinal, classificaram-se para a grande final os 10 países que tiveram melhor pontuação. Na primeira, votaram os países participantes e mais 3 finalistas: Itália, Espanha e Reino Unido. Na segunda, também votaram os países participantes, bem outros 3 finalistas: França, Alemanha e Ucrânia. Em cada show (semifinais e grande final), nenhum país pôde votar em si próprio. A grande final ocorreu no dia 13 de maio (sábado), contando com 26 países concorrentes (10 de cada semifinal, os países do Big 5 (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e o país anfitrião, Ucrânia).

A ordem de atuação foi revelada no dia 31 de Março.[104]

Semifinal 1[editar | editar código-fonte]

# Artista[105] Canção[105] J T Tot Class
Suécia Robin Bengtsson "I Can't Go On" 127 103 227
Geórgia Tamara Gachechiladze "Keep the Faith" 62 37 99 11º
Austrália Isaiah "Don't Come Easy" 139 21 160
Albânia Lindita "World" 38 38 76 14º
Bélgica Blanche "City Lights" 40 126 165
Montenegro Slavko Kalezić "Space" 17 39 56 16º
Finlândia Norma John "Blackbird" 41 51 92 12º
Azerbaijão Diana Hajiyeva "Skeletons" 87 63 150
Portugal Salvador Sobral "Amar pelos Dois" 173 197 370
10º Grécia Demy "This Is Love" 61 54 115 10º
11º Polónia Kasia Moś "Flashlight" 50 69 119
12º Moldávia SunStroke Project "Hey, Mamma!" 111 180 291
13º Islândia Svala "Paper" 29 31 60 15º
14º República Checa Martina Bárta "My Turn" 81 2 83 13º
15º Chipre Hovig "Gravity" 61 103 164
16º Arménia Artsvik "Fly with me" 87 65 152
17º Eslovénia Omar Naber "On My Way" 16 20 36 17º
18º Letónia Triana Park "Line" 1 20 21 18º

Semifinal 2[editar | editar código-fonte]

# Artista[106] Canção[106] J T Tot Class
Sérvia Tijana Bogićević "In Too Deep" 53 45 98 11º
Áustria Nathan Trent "Running on Air" 115 32 147
Macedónia do Norte Jana Burčeska "Dance Alone" 29 40 69 15º
Malta Claudia Faniello "Breathlessly" 55 0 55 16º
Romênia Ilinca feat. Alex Florea "Yodel It!" 26 148 174
Países Baixos O'G3NE "Lights and Shadows" 149 51 200
Hungria Joci Pápai "Origo" 66 165 231
Dinamarca Anja Nissen "Where I Am" 96 5 101 10º
República da Irlanda Brendan Murray "Dying To Try" 45 41 86 13º
10º San Marino Valentina Monetta & Jimmie Wilson "Spirit of the Night" 0 1 1 18º
11º Croácia Jacques Houdek "My Friend" 37 104 141
12º Noruega JOWST feat. Aleksander Walmann "Grab the Moment" 137 52 189
13º Suíça Timebelle "Apollo" 48 49 97 12º
14º Bielorrússia NAVI "Historyja majho žyccia" 55 55 110
15º Bulgária Kristian Kostov "Beautiful Mess" 199 204 403
16º Lituânia Fusedmarc "Rain of Revolution" 17 25 42 17º
17º Estónia Koit Toome & Laura "Verona" 16 69 85 14º
18º Israel Imri Ziv "I Feel Alive" 75 132 207

Final[editar | editar código-fonte]

Votos dados pelo público a Portugal no Festival da Eurovisão da Canção de 2017
Votos dados pelo júri a Portugal no Festival da Eurovisão da Canção de 2017
# Artista[107] Canção[107] J T Tot Class
Israel Imri Ziv "I Feel Alive" 34 5 39 23º
Polónia Kasia Moś "Flashlight" 23 41 64 22º
Bielorrússia NAVI "Historyja majho žyccia" 50 33 83 17º
Áustria Nathan Trent "Running on Air" 93 0 93 16º
Arménia Artsvik "Fly with me" 58 21 79 18º
Países Baixos O'G3NE "Lights and Shadows" 135 15 150 11º
Moldávia SunStroke Project "Hey, Mamma!" 110 264 374
Hungria Joci Pápai "Origo" 48 152 200
Itália Francesco Gabbani "Occidentali's Karma" 126 208 334
10º Dinamarca Anja Nissen "Where I Am" 69 8 77 20º
11º Portugal Salvador Sobral "Amar pelos dois" 382 376 758
12º Azerbaijão Diana Hajiyeva "Skeletons" 78 42 120 14º
13º Croácia Jacques Houdek "My Friend" 25 103 128 13º
14º Austrália Isaiah "Don't Come Easy" 171 2 173
15º Grécia Demy "This Is Love" 48 29 77 19º
16º Espanha Manel Navarro "Do It for Your Lover" 0 5 5 26º
17º Noruega JOWST feat. Aleksander Walmann "Grab the Moment" 129 29 158 10º
18º Reino Unido Lucie Jones "Never Give Up on You" 99 12 111 15º
19º Chipre Hovig "Gravity" 36 32 68 21º
20º Romênia Ilinca feat. Alex Florea "Yodel It!" 58 224 282
21º Alemanha Levina "Perfect Life" 3 3 6 25º
22º Ucrânia O.Torvald "Time" 12 24 36 24º
23º Bélgica Blanche "City Lights" 108 255 363
24º Suécia Robin Bengtsson "I Can't Go On" 218 126 344
25º Bulgária Kristian Kostov "Beautiful Mess" 278 337 615
26º França Alma "Requiem" 45 90 135 12º

Outros países[editar | editar código-fonte]

Para um país para ser elegível para participar no Festival Eurovisão da Canção, ele precisa ser um membro ativo da União Europeia de Radiodifusão (UER), ou, para membros associados, ter sua participação aprovada pela instituição. A UER confirmou, inicialmente, que quarenta e três países fariam parte do festival.[108] Contudo, com a desistência da Rússia, o número foi reduzido para quarenta e dois.

Possíveis estreias[editar | editar código-fonte]

País Descrição Posição na UER
Cazaquistão A estação de radiodifusão do país, Khabar TV, associou-se à UER como membro ativo em 2016. Por essa razão, a participação do país na Eurovisão em 2017 foi uma possibilidade.
Membro associado

Possíveis regressos[editar | editar código-fonte]

País Descrição Última participação Posição na UER
 Turquia A Turquia retirou-se do Festival em 2012 como forma de protesto contra os chamados "Big 5" e contra as votações dos júris. Porém, a estação pública do país (TRT) anunciou que emitiu um comunicado à UER sobre a sua participação em 2017.[109] Contudo, tal participação não se confirmou.
2012
Membros ativos

Países que não participaram nesta edição[editar | editar código-fonte]

País Descrição Última participação Posição na UER
 Andorra
A estação Ràdio i Televisió d'Andorra (RTVA) mostrou a intenção de não participar em 2017, e isto por várias razões nas quais não se deu nenhuma precisão.[110]
2009
Membros ativos
 Bósnia e Herzegovina
A estação Radio-Televizija Bosne i Hercegovine (BHRT) decidiu suspender todas as transmissões a partir de 30 de junho de 2016, em razão de uma grande dívida com a soma de € 5,4 milhões para com a UER. A 28 de setembro de 2016, o canal confirmou a retirada do Festival em 2017.[111][112][113]
2016
 Eslováquia A estação pública da Eslováquia (RTVS) explicou, em 2016, que a sua retirada do Festival desde 2012 é devido ao fa(c)to dos custos que a participação do país no certame acarreta para a estação pública. Segundo o Diretor da RTVS: "a estação tem a sua própria estratégia de programação e o financiamento das produções é mais importante que a participação do país na Eurovisão." Ainda assim, a RTVS anunciou que a participação do país em 2017 seria discutida ao longo de 2016. Ao final de setembro, a emissora confirmou que não levaria sua delegação à Kiev.[114][115][116]
2012
 Luxemburgo O país confirmou, a 25 de maio, que não participaria em 2017.[117]
1993
 Mónaco O Mónaco confrirmou, a 19 de agosto, que não iría participar no Festival Eurovisão em 2017.[118]
2006

Países que poderiam participar, mas nunca mostraram interesse[editar | editar código-fonte]

País Descrição Posição na UER
 Argélia
O país é membro ativo da UER pelas estações ENTV, ENRS e TDA, porém nunca qualquer uma delas mostrou interesse em participar.
Membro ativo
 Egipto A estação ERTU do Egito é membro associada da UER, porém o país nunca mostrou interesse em participar.
Membro associado
 Jordânia A Jordânia é membro da UER através da estação JRTV, porém também nunca mostrou interesse em participar.
Membros ativos
 Líbia
A estação pública LBC da Líbia é membro ativo da UER, porém o país nunca mostrou interesse em participar.

Países que podem e já mostraram interesse em participar, mas ainda nunca o fizeram[editar | editar código-fonte]

País Descrição Última participação Posição na UER
 Líbano
O Líbano chegou a estar na lista dos países participantes do Festival Eurovisão da Canção 2005, mas desistiu de participar quando soube que seria obrigada, pelo regulamento da UER, a mostrar a apresentação de Israel. -
Membro ativo
 Tunísia
A Tunísia nunca participou no Festival Eurovisão da Canção, porém em 1977 chegou a inscrever-se no concurso, mas acabou por desistir ainda por razões incertas. -

Países que querem participar, mas que não têm autorização[editar | editar código-fonte]

País Descrição Posição na UER
 China
A única emissora privada da China, a Hunan TV, confirmou o interesse em participar no Festival. A UER disse: "estamos abertos e estamos sempre à procura de novos elementos em cada Festival Eurovisão da Canção." Porém, sempre é desmentida UER a possível participação da China no certame.
Membro associado
 Kosovo
O ministro das Relações Exteriores do Kosovo publicou no Twitter que o país (não reconhecido por quinze estados na Europa e pela ONU e, por isso, ainda não é membro ativo da UER) iria participar no Festival da Eurovisão 2016, marcando a sua estreia para o concurso. No entanto, no dia 3 de junho de 2015, a UER desmentiu que Kosovo iria competir em 2016, como a emissora nacional Rádio Televisão de Kosovo (RTK) não é nem associada e nem membro ativo. Por essa razão, a possível participação do Kosovo em 2017 também é muito improvável.
Membros associados com potenciais para serem membros ativos
 Liechtenstein
A estação pública do país afirmou que estava a trabalhar junto à UER para poder vir a participar no Festival da Eurovisão.[119]
 Catar
O Qatar já tornou público o seu interesse em participar no Festival, porém, como não é membro da UER, não tem autorização a participar.

Outros países[editar | editar código-fonte]

País Descrição Posição na UER
 Estados Unidos
Depois da performance de Justin Timberlake durante intervalo da final do Festival de 2016, existiram especulações de que os EUA poderiam participar num futuro Festival, visto que, na edição de 2014, Jessica Mauboy realizou uma performance no Festival, sendo o precedente para as participações do país, em 2015. Contudo, os direitos do evento são vendidos para a emissora Logo TV, de propriedade da Viacom, que não é membro associado da UER.[120]
Não membro

Comentadores e Porta-vozes[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

     Participa e vota no Festival

     Vota no Festival

País Primeira semifinal Segunda semi-final Final Porta-voz
Canal Comentador Canal Comentador Canal Comentador
 Albânia Andri Xhahu
 Alemanha One Peter Urban One, NDR Fernsehen Peter Urban Das Erste, One Peter Urban Barbara Schöneberger
 Arménia
 Austrália SBS Julia Zemiro e Sam Pang SBS Julia Zemiro e Sam Pang SBS Julia Zemiro et Sam Pang  Lee Lin Chin
 Áustria ORF Andi Knoll ORF Andi Knoll ORF Andi Knoll Kati Bellowitsch
 Azerbaijão
 Bélgica La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye
Één Peter Van de Veire Één Peter Van de Veire Één Peter Van de Veire
 Bielorrússia Alyona Lanskaya
 Bulgária Boryana Gramatikova
 Chipre
 Croácia HRT 1

HR 2

HRT 1

HR 2

HRT 1

HR 2

Uršula Tolj
Dinamarca Dinamarca
 Eslovénia
 Espanha Nieves Álvarez
 Estónia ETV Marko Reikop ETV Marko Reikop ETV Marko Reikop
 Finlândia Yle TV1 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

Yle TV2 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

Yle TV2 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

 França France 4 Jarry e Marianne James France 4 Jarry e Marianne James France 2 Stéphane Bern e Marianne James Élodie Gossuin
 Geórgia Nika Kocharov
 Grécia ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis
 Países Baixos Douwe Bob
 Hungria Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Csilla Tatár
 Irlanda RTÉ2 Marty Whelan RTÉ2 Marty Whelan RTÉ One Marty Whelan
 Islândia Bo Halldórsson
 Israel IPBC IPBC IPBC
 Itália Rai 4 Andrea Delogu e Diego Passoni Rai 4 Andrea Delogu e Diego Passoni Rai 1 Flavio Insinna e Federico Russo
 Letónia LTV1 Valters Frīdenbergs LTV1 Valters Frīdenbergs LTV1 Toms Grēviņš Aminata Savadogo
 Lituânia LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė Eglė Daugėlaitė
 Macedónia do Norte
 Malta
 Moldávia
 Montenegro
Noruega Noruega NRK1 Olav Viksmo-Slettan NRK1 Olav Viksmo-Slettan NRK1 Olav Viksmo-Slettan
Polónia Polónia TVP Rozrywka Artur Orzech TVP Rozrywka Artur Orzech TVP Rozrywka Artur Orzech
 Portugal RTP1 José Carlos Malato RTP1 José Carlos Malato RTP1 José Carlos Malato Filomena Cautela
 Chéquia Radka Rosická
 Roménia
 Reino Unido BBC Four BBC Four BBC One Graham Norton
 San Marino Lia Fiorio e Gigi Restivo
 Sérvia
 Suécia Måns Zelmerlöw e Edward af Sillén Wiktoria
 Suíça Luca Hänni
 Ucrânia Pershyi Natsionalnyi Pershyi Natsionalnyi Pershyi Natsionalnyi Pavlo Shylko

Álbum oficial[editar | editar código-fonte]

Eurovision Song Contest: Kyiv 2017
Coletânea musical
Lançamento 28 de abril de 2017
Gênero(s) Pop
Duração
  • 65:44 (CD 1)
  • 63:31 (CD 2)
Gravadora(s) Universal
Cronologia de
Festival Eurovisão da Canção 2016
(2016)
Festival Eurovisão da Canção 2018
(2018)

Eurovision Song Contest: Kyiv 2017 é o álbum de compilação oficial do festival, lançado pela União Europeia de Radiodifusão e lançado pela Universal Music Group a 21 de Abril e fisicamente a 28 de Abril de 2017.[121] O álbum conta com todas as 42 participações, incluindo os semifinalistas que não se classificaram para a final, e a canção russa, que se retirou do festival a 13 de abril de 2017.[122][123]

CD 1
N.º TítuloArtista Duração
1. "World" ( Albânia)Lindita 2:56
2. "Fly with Me" ( Arménia)Artsvik 2:59
3. "Don't Come Easy" ( Austrália)Isaiah 3:04
4. "Running on Air" ( Áustria)Nathan Trent 2:47
5. "Skeletons" ( Azerbaijão)Dihaj 2:59
6. "City Lights" ( Bélgica)Blanche 2:54
7. "Beautiful Mess" ( Bulgária)Kristian Kostov 3:00
8. "Story of My Life" ( Bielorrússia)Naviband 3:00
9. "Apollo" ( Suíça)Timebelle 2:59
10. "Gravity" ( Chipre)Hovig 2:59
11. "My Turn" ( Chéquia)Martina Bárta 2:58
12. "Perfect Life" ( Alemanha)Levina 3:00
13. "Where I Am" ( Dinamarca)Anja Nissen 2:59
14. "Do It for Your Lover" ( Espanha)Manel Navarro 3:00
15. "Verona" ( Estónia)Koit Toome and Laura 3:02
16. "Blackbird" ( Finlândia)Norma John 3:06
17. "Requiem" ( França)Alma 3:00
18. "Never Give Up on You" ( Reino Unido)Lucie Jones 3:00
19. "Keep the Faith" ( Geórgia)Tamara Gachechiladze 2:58
20. "This Is Love" ( Grécia)Demy 3:01
21. "My Friend" ( Croácia)Jacques Houdek 3:00
22. "Origo" ( Hungria)Joci Pápai 3:03
Duração total:
65:44
CD 2
N.º TítuloArtista Duração
1. "Dying to Try" ( Irlanda)Brendan Murray 3:00
2. "Paper" ( Islândia)Svala 2:59
3. "I Feel Alive" ( Israel)Imri 3:00
4. "Occidentali's Karma" ( Itália)Francesco Gabbani 3:03
5. "Rain of Revolution" ( Lituânia)Fusedmarc 3:05
6. "Line" ( Letónia)Triana Park 3:08
7. "Hey Mamma" ( Moldávia)SunStroke Project 2:59
8. "Dance Alone" ( Macedónia do Norte)Jana Burčeska 3:06
9. "Breathlessly" ( Malta)Claudia Faniello 3:00
10. "Space" ( Montenegro)Slavko Kalezić 2:59
11. "Lights and Shadows" ( Países Baixos)OG3NE 3:00
12. "Grab the Moment" ( Noruega)JOWST 2:55
13. "Flashlight" ( Polónia)Kasia Moś 3:00
14. "Amar pelos dois" ( Portugal)Salvador Sobral 3:00
15. "Yodel It!" ( Roménia)Ilinca and Alex Florea 2:56
16. "Flame Is Burning" ( Rússia)Julia Samoylova 3:02
17. "Spirit of the Night" ( San Marino)Valentina Monetta and Jimmie Wilson 3:05
18. "In Too Deep" ( Sérvia)Tijana Bogićević 3:07
19. "On My Way" ( Eslovénia)Omar Naber 3:00
20. "I Can't Go On" ( Suécia)Robin Bengtsson 3:03
21. "Time" ( Ucrânia)O.Torvald 3:04
Duração total:
63:31

Referências

  1. http://stv.detector.media/reformuvannya/movlennya/zareestrovano_yuridichnu_osobu_pat_nstu/
  2. https://www.ebu.ch/news/2017/01/ebu-welcomes-new-public-broadcaster-in-ukraine
  3. «Austrália participa» 
  4. «ONLY THREE REMAIN: THE HOST CITY OF EUROVISION 2017» [Apenas três permanecem: A cidade anfitriã do Festival de 2017]. ONLY THREE REMAIN: THE HOST CITY OF EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix. 22 de julho de 2016. Consultado em 24 de julho de 2016 
  5. «Eurovision Eurovision 2017: Host city bidding race kicks off in Ukraine; new potential dates» (em inglês). 24 de junho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  6. «Eurovision Eurovision 2017: Host city announcement on 27 July» (em inglês). 26 de julho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  7. «Eurovision 2017: Host city decision delayed back to August 1st - ESCDaily.com || The latest Eurovision 2016 news from across Europe and Australia» (em inglês). 26 de julho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  8. «Eurovision Eurovision 2017: Victoria Romanova sheds more light on the host city deliberation» (em inglês). 3 de agosto de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  9. «Eurovision Eurovision 2017: Host city deliberation expected by 24 August» (em inglês). 10 de agosto de 2016. Consultado em 11 de agosto de 2016 
  10. «Ucrânia: Presidente de Dnipro ameaça "perder o interesse" na organização - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  11. «ESC'17: Host City Announcement Today at 14:00 CET». Eurovoix. 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  12. «Host City Announcement for Eurovision 2017 postponed» (em inglês). Consultado em 25 de agosto de 2016 
  13. «Eurovision Eurovision 2017: A two horse race between Odessa and Kyiv: announcement postponed» (em inglês). 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  14. «2017 Eurovision host city announcement delayed» (em inglês). 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  15. «ESC'17: Kyiv Will Host Eurovision 2017». Eurovoix. 9 de setembro de 2016. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  16. «Watch live: Six potential host cities take part in live televised special» [Veja em direto: Seis potenciais cidades para acolher o Festival em 2017 debatem em direto num programa televisivo.]. Watch live: Six potential host cities take part in live televised special (em inglês). eurovision.tv. 20 de julho de 2016. Consultado em 21 de julho de 2016 
  17. Granger, Anthony (2 de julho de 2016). «ESC'17: KHARKIV FIFTH CITY TO FORMALLY BID TO HOST» Inglês [Eurovisão 2017: Carcóvia é a quinta cidade a apresentar um candidatura oficial para acolher o Festival]. ESC’17: KHARKIV FIFTH CITY TO FORMALLY BID TO HOST. Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  18. «Cherson também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  19. Granger, Anthony (4 de julho de 2016). «ESC'17: KHERSON SIXTH CITY TO BID TO HOST EUROVISION 2017» [Cherson é a sexta cidade a oficializar a candidatura para acolher o Festival em 2017]. ESC’17: KHERSON SIXTH CITY TO BID TO HOST EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix. Consultado em 5 de julho de 2016 
  20. «Dnipropetrovsk também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  21. Jiandani, Sanjay (Sergio) (30 de junho de 2016). «Eurovision 2017: Dnipro officially applies to host the contest» [Dnipro pede oficialmente para acolher o Festival e 2017]. Eurovision 2017: Dnipro officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  22. Costa, Nelson (16 de maio de 2016). «Kiev na corrida para receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Kiev e Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. Consultado em 1 de julho de 2016 
  23. «Київ хоче приймати Євробачення-2017. Who`s next?» [Kiev quer acolher a Eurovisão 2017. Quem é a próxima cidade?]. Київ хоче приймати Євробачення-2017. Who`s next? (em ucraniano). NTU. 29 de junho de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  24. «Lviv também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  25. Jiandani, Sanjay (Sergio) (1 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Lviv officially applies to host the contest» [Lviv pede oficionalmente para acolher o Festival em 2017]. Eurovision 2017: Lviv officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  26. Granger, Anthony (9 de julho de 2016). «ESC'17: LVIV BID PROPOSES TWO ALTERNATIVE VENUES» [Eurovisão 2017: Lviv propõe duas alternativas]. ESC’17: LVIV BID PROPOSES TWO ALTERNATIVE VENUES (em inglês). Eurovoix. Consultado em 9 de julho de 2016 
  27. Costa, Nelson (16 de maio de 2016). «Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Kiev e Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. Consultado em 1 de julho de 2016 
  28. Jiandani, Sanjay (Sergio) (1 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Odessa officially applies to host the contest» [Odessa pede oficialmente para acolher o Festival em 2017]. Eurovision 2017: Odessa officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  29. Granger, Antony (20 de maio de 2016). «ESC'17: CHERKASSY EXPRESSES THEIR INTEREST IN HOSTING» [Eurovisão 2017: Tcherkássi expressou interesse em acolher o Festival.]. ESC’17: CHERKASSY EXPRESSES THEIR INTEREST IN HOSTING (em inglês). Eurovoix. Consultado em 23 de junho de 2016 
  30. Nuno Carrilho (29 de maio de 2016). «Vinnytsia entra na corrida para sediar a competição». escportugal.pt. Consultado em 11 de junho de 2016 [ligação inativa]
  31. Granger, Anthony (14 de junho de 2016). «Irpin com interesse em sediar o Festival em 2017» [Eurovisão 2017: Irpin mostra interesse em sediar o Festival em 2017]. ESC’17: IRPIN SHOWS INTEREST IN BIDDING FOR EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de junho de 2016. The Mayor of Irpin has stated an interest in bringing the 2017 Eurovision Song Contest to his city. 
  32. Stets'kiv (17 de maio de 2016). «Eurovisão 2017: Groysman explica como a cidade anfitriã da Eurovisão será escolhida». Українська правда. Consultado em 11 de junho de 2016 
  33. Granger, Antony (24 de junho de 2016). «ESC'17: HOST CITY CRITERIA & BIDDING TIMELINE ANNOUNCED» [Eurovisão 2017: HOST critérios CIDADE & LICITAÇÃO TIMELINE ANUNCIADA]. ESC’17: HOST CITY CRITERIA & BIDDING TIMELINE ANNOUNCED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 30 de junho de 2016 
  34. Brey, Marco (24 de junho de 2016). «Seleção da cidade anfitriã» [A procura da cidade anfitriã para a Eurovisão 2017 já começou]. Search for 2017 Eurovision host city has started (em inglês). Eurovision.tv. Consultado em 25 de junho de 2016. The selection of the city and arena to host the 2017 Eurovision Song Contest in Ukraine has officially begun. The host broadcaster NTU has published the bidding process and selection criteria today. The preliminary dates for the Grand Final and the two Semi-Finals have also been adapted but may still change. 
  35. «16, 18 e 20 de Maio deverão ser as datas para a próxima edição». European Broadcasting Union. 14 de março de 2016. Consultado em 15 de março de 2016 
  36. Gallagher, Robyn (24 de junho de 2016). «Eurovision 2017: Ukraine broadcaster NTU proposes new dates» [Eurovisão 2017: A emissora ucraniana NTU propõe novas datas]. Eurovision 2017: Ukraine broadcaster NTU proposes new dates (em inglês). Wiwibloggs. Consultado em 1 de julho de 2016 
  37. Van Eersel, Dennis (3 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Preliminary dates moved because of Remembrance Day» [Datas provisórias movidas por causa do Holodomor]. Eurovision 2017: Preliminary dates moved because of Remembrance Day (em inglês). Escdaily. Consultado em 5 de julho de 2016 
  38. «ESC'17 : Kyiv allocates 7.2 million Euros to hosting Eurovision» (em inglês) 
  39. «ESC'17 : Director General of NTU admits preparations are one month behind schedule» (em inglês) 
  40. «ESC'17: "Eurovision Will Be Held in Ukraine" – Oleksandr Kharebin» (em inglês) 
  41. «Ukraine : Head of NTU Zurab Alasania resigns» (em inglês) 
  42. «Eurovision 2017 : UA:PBC Eurovision core team resigns ; EBU confirms» (em inglês) 
  43. «Eurovision 2017 : Victoria Romanova and Oleksandr Kherebin resign : EBU statement» (em inglês) 
  44. Jordan, Paul (25 de janeiro de 2017). «Semi-Final Allocation draw to take place in Kyiv». Eurovision. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  45. Jordan, Paul (30 de janeiro de 2017). «Ukraine is ready to Celebrate Diversity in 2017». Eurovision. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  46. eurovision.tv (30 de abril de 2017). «Twitter announces exclusive emojis ahead of Eurovision 2017». European Broadcasting Union. Consultado em 6 de maio de 2017 
  47. escportugal.pt (5 de maio de 2017). «Ucrânia: Eurovisão 2017 terá uma moeda comemorativa». escportugal.pt. Consultado em 6 de maio de 2017 
  48. Granger, Anthony (21 de setembro de 2016). «Albania: Confirms Eurovision 2017 Participation» [Albânia: Confirmada a participação na Eurovisão 2017]. Albania: Confirms Eurovision 2017 Participation (em inglês). Eurovoix. Consultado em 23 de setembro de 2016. RTSH the national broadcaster of Albania has confirmed that they will be participating in the Eurovision Song Contest 2017 in Kyiv, Ukraine. 
  49. Harmon, Steph (1 de novembro de 2016). «Eurovision 2017: Australia to compete for third year as song contest heads to Ukraine» [Eurovisão 2017: Austrália a competir pelo terceiro ano consecutivo vai à Ucrânia] (em inglês). The Guardian. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  50. The, NPBC (23 de setembro de 2016). «EUROVISION 2017: AZERBAIJAN JOIN THE PARTY» [Eurovisão 2017: Azerbaijão junta-se à festa]. EUROVISION 2017: AZERBAIJAN JOIN THE PARTY (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  51. «Belgium: RTBF confirms participation in Eurovision 2017» [Bélgica: RTBF confirma participação na Eurovisão 2017]. Belgium: RTBF confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 23 de maio de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  52. «Finlândia: YLE confirma participação na Eurovisão 2017» 
  53. Granger, Anthony (3 de outubro de 2016). «GEORGIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Geórgia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada]. GEORGIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  54. Granger, Anthony (23 de setembro de 2016). «MONTENEGRO: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017» [Montenegro: Confirma participação na Eurovisão 2017]. MONTENEGRO: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  55. «Portugal: RTP reassume intenção de regressar à Eurovisão em 2017». Portugal: RTP reassume intenção de regressar à Eurovisão em 2017. Esc Portugal. Consultado em 17 de julho de 2016 
  56. «Suécia: SVT confirma participação na Eurovisão 2017» 
  57. «Final de Melodifestivalen 2017 a 11 de março». Eurovoix.com. 6 de setembro de 2016. Consultado em 6 de setembro de 2016 
  58. Granger, Anthony (1 de julho de 2016). «ARMENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Arménia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada]. ARMENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 1 de julho de 2016. Armenia has this morning confirmed that they will be competing in the Eurovision Song Contest 2017. 
  59. «Cyprus: CyBC confirms participation in Eurovision 2017» [Chipre: CyBC confirma participação na Eurovisão 2017]. Cyprus: CyBC confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 8 de agosto de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  60. Granger, Anthony (13 de julho de 2016). «SLOVENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Eslovénia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada.]. SLOVENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 13 de julho de 2016 
  61. «GREECE: MAKES CHANGES FOR EUROVISION 2017». Eurovoix. 22 de junho de 2016. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  62. «ICELAND: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION». ICELAND: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION. Eurovoix.com. 22 de setembro de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  63. «Iceland: Söngvakeppnin 2017 Final on March 11» [Islândia: A final do Söngvakeppnin 2017 será a 11 de março.]. Iceland: Söngvakeppnin 2017 Final on March 11 (em inglês). Eurovoix. 21 de setembro de 2016. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  64. «Crónicas de Eurofestivais: ESC 2017: Letónia confirma participação». cronicaseurofestivais.blogspot.pt. Consultado em 26 de maio de 2016 
  65. Jiandani, Sanjay (17 de agosto de 2016). «Latvia: LTV opts for Supernova for Eurovision 2017; final on 26 February» [Letónia: LTV opta pela Supernova para a Eurovisão 2017; final a 26 de fevereiro]. Latvia: LTV opts for Supernova for Eurovision 2017; final on 26 February (em inglês). Esctoday. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  66. Granger, Anthony (25 de outubro de 2016). «MOLDOVA: NTU DIRECTOR GENERAL CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION» [Moldávia: Diretor geral da NTU confirma a participação na Eurovisão 2017.] (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  67. Granger, Anthony (12 de dezembro de 2016). «MOLDOVA: EUROVISION 2017 NATIONAL FINAL ON FEBRUARY 25» [Moldávia: Final nacional a 25 de fevereiro de 2017.] (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  68. «ESC2017: Holanda e Polónia confirmam participação na próxima edição - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 23 de maio de 2016 
  69. «Czech Republic: CT confirms participation in Eurovision 2017» [Républica Checa: CT confirma a participação na Eurovisão 2017]. Czech Republic: CT confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 14 de setembro de 2016. Consultado em 14 de setembro de 2016. CT, Cezka Televize, the Czech national broadcaster has confirmed that the Czech Republic will compete at the forthcoming 2017 Eurovision Song Contest next year in Ukraine 
  70. «Martina Bárta representará a República Tcheca no Eurovision 2017! « ESC Brasil». ESC Brasil. 15 de fevereiro de 2017 
  71. «Austria: Eurovision 2017 Participation Confirmed». Eurovoix. 28 de maio de 2016. Consultado em 28 de maio de 2016 
  72. «ESC2017: Nathan Trent representa a Áustria em Kiev». www.escportugal.pt. Consultado em 20 de dezembro de 2016 
  73. Granger, Anthony (22 de setembro de 2016). «AUSTRIA: INTERNAL SELECTION FOR EUROVISION 2017». AUSTRIA: INTERNAL SELECTION FOR EUROVISION 2017. Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  74. Jiandani, Sanjay (Sergio) (6 de junho de 2016). «Denmark: DR confirms participation in Eurovision 2017» [Dinamarca: DR confirma participação na Eurovisão 2017]. Denmark: DR confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). esctoday. Consultado em 1 de julho de 2016 
  75. Granger, Anthony (6 de setembro de 2016). «Denmark: Dansk Melodi Grand Prix 2017 in 25 February in Herning». Dinamarca: Dansk Melodi Grand Prix 2017 a 25 de fevereiro em Herning (em inglês). Eurovoix. Consultado em 6 de setembro de 2016 
  76. «The Netherlands: Eurovision 2017 Participation Confirmed». Eurovoix. 23 de maio de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  77. Granger, Anthony (19 de setembro de 2016). «THE NETHERLANDS: 2017 ENTRANT DECISION IN OCTOBER». THE NETHERLANDS: 2017 ENTRANT DECISION IN OCTOBER. Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  78. «Hungria: MTVA confirma participação na Eurovisão 2017» 
  79. «ESC2017: Irlanda confirma participação - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 25 de maio de 2016 
  80. Granger, Anthony (19 de setembro de 2016). «MACEDONIA: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017» [Macedónia: Confirma participação na Eurovisão 2017]. MACEDONIA: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 19 de setembro de 2016 
  81. Jiandani, Sanjay (17 de agosto de 2016). «Malta: PBS confirms participation in Eurovision 2017». esctoday. Consultado em 17 de agosto de 2016 
  82. «ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento» [ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento]. ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento. Eurovision. 21 de julho de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  83. Halliwell, Jamie (5 de outubro de 2016). «SERBIA: CONFIRMATION OF THEIR EUROVISION 2017 PARTICIPATION» [Sérvia: Confirmação da sua participação na Eurovisão 2017]. SERBIA: CONFIRMATION OF THEIR EUROVISION 2017 PARTICIPATION (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de outubro de 2016