Francis John Byrne – Wikipédia, a enciclopédia livre

Francis John Byrne
Nascimento 1934 (90 anos)
Xangai
Morte 30 de dezembro de 2017
Dublin
Cidadania Irlanda
Alma mater
Ocupação autor, historiador

Francis John Byrne (Xangai, 1934) é um historiador irlandês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Xangai onde seu pai, um irlandês de Dundalk, capitaneava um navio no rio Amarelo, Byrne e sua mãe foram enviados para a Austrália quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, sua mãe retornou à Irlanda, onde seu pai, que havia sobrevivido ao internamento em mãos japonesas, voltou para retomar o trabalho como mestre de porto.

Byrne frequentou o Blackrock College no condado de Dublin, onde aprendeu latim e grego, para acrescentar ao chinês que aprendeu na sua infância em Xangai. Estudou História Antiga da Irlanda na Universidade College Dublin onde se destacou, graduando-se com honras de primeira classe. Estudou Paleografia e Latim medieval, na Alemanha, e depois fez preleções sobre línguas celtas na Suécia, antes de retornar à Universidade College em 1964, para assumir um cargo de professor.

O trabalho mais conhecido de Byrne é seu Irish Kings and High-Kings (1973). Foi co-editor do New History of Ireland (9 volumes), da Real Academia da Irlanda. Um festschrift em sua homenagem foi publicado em 1999 sob a direção de seu ex-aluno Alfred P. Smyth.

Byrne se aposentou em 2000.

Bibliografia selecionada[editar | editar código-fonte]

  • Irish Kings and High-Kings. 3ª edição revisada, Dublin: Four Courts Press, 2001. ISBN 978-1-85182-196-9
  • Smyth, Alfred P. (ed.), Seanchas: Studies in Early and Medieval Irish Archaeology, History and Literature in Honour of Francis J. Byrne. Dublin: Four Courts, 1999. ISBN 978-1-85182-489-2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]