Fredrikstad – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fredrikstad
Brasão da comuna de Fredrikstad
Brasão da comuna de Fredrikstad
Mapa do condado de Østfold com Fredrikstad em destaque.
Mapa do condado de Østfold com Fredrikstad em destaque.
Condado Østfold
Número 0106
Sede Fredrikstad
Área 290 km²
População (2006) 70 791
Densidade 240 hab/km²
Idioma Dano-norueguês
Website www.fredrikstad.kommune.no

Fredrikstad é uma comuna (município) da Noruega, com 290 km² de área e 79 457 habitantes (janeiro de 2016), localizada no condado de Viken, no sudeste norueguês, entre a capital Oslo e a fronteira com a Suécia. É a sexta maior cidade do país em número de habitantes.

A cidade de Fredrikstad foi fundada em 1567 pelo rei Frederick II, e oficializada como município em 1838. Em 1964, o município rural de Glemmen uniu-se a Fredrikstad e, em 1994, uniram-se também os municípios de Borge, Onsøy, Kråkerøy e Rolvsøy.

História[editar | editar código-fonte]

Junto com a cidade vizinha Sarpsborg (ambas às margens do rio Glomma, distantes cerca de 15 km entre si), formam a 5ª maior região metropolitana do país, com 128 916 habitantes.[1][2]

Fredrikstad foi construída mais a jusante no rio Glomma em substituição ao incêndio que destruiu Sarpsborg durante a guerra com a Suécia. Porém, cerca de metade da populacão permaneceu em Sarpsborg e reconstruiu a cidade nos moldes originais ao longo dos anos.

O centro atual da cidade de Fredrikstad desenvolveu-se a oeste do Glomma, enquanto o centro original, a leste, é considerado o mais bem conservado sítio histórico fortificado do Norte da Europa, sendo local de turistico e sede de inúmeros eventos festivos durante todo o ano.[3]

 Fredrikstad, Pórtico da fortaleza com o posto de vigilância. O pórtico e a fortaleza foram erguidos entre 1664 e 1695. Monograma de Christian V da Dinamarca.
 Fredrikstad, Pórtico da fortaleza com o posto de vigilância. O pórtico e a fortaleza foram erguidos entre 1664 e 1695. Monograma de Christian V da Dinamarca.
Ruas do centro histórico (Gamlebyen)

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Fredrikstad stasjon (estação de Fredrikstad) conecta a cidade à malha ferroviária da rede estatal NSB, pela linha R20, com viagens diárias em diversos horários para:

- Oslo (1h)

- aeroporto de Oslo/Gardemoen (2h);

- Gotemburgo, na Suécia (2,5h);

- Estocolmo, na Suécia (6h);

- Copenhaga, na Dinamarca (6,5h).

Geografia e clima[editar | editar código-fonte]

Fredrikstad é atravessada e abriga a foz do rio Glomma, o maior rio de toda a Escandinávia, possuindo ilhas e urbanizacão em ambas as margens.

Fredrikstad está localizada a leste do fiorde de Oslo, cerca de 100 km a sul da capital. Por encontrar-se na foz do rio Glomma com o oceano, a cidade situa-se sobretudo ao nível do mar, e seu ponto mais alto fica em Østento, a 119 metros de altura.

O clima em Fredrikstad é mais ameno e ensolarado que em Oslo.

Médias em Fredrikstad Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual
Temperatura (°C) −3,1 −3,1 0,2 4,9 10,6 14,8 16,7 15,7 11,7 7,5 2,3 −1,1 6,4
Preciptacão (mm) 60 45 55 40 55 65 70 85 90 105 90 65 825

Educacão[editar | editar código-fonte]

Fredrikstad tem três escolas de ensino médio. Frederik II escola secundária, com estudos gerais e estudos financeiros e administrativos. Frederik II do ensino médio surgiu da fusão das antigas Frydenberg e Christian Lund Handelsgymnasium. Glemmen oferece formação profissional / estudo. Wang Toppidrett Fredrikstad oferece esportes, ciência, línguas, ciências sociais e economia. Além disso, encontra-se Steiner, que é uma alternativa de ensino privado para a escola primária mais elevada etapa.

Østfold Universidade oferece ensino superior (estudos de mestrado e bacharelado) na Academia de Artes, Faculdade de Saúde e Assistência Social e da Faculdade de Engenharia da Kråkerøy. Aqui também encontramos Østfold College, que oferece cursos profissionalizantes de curta duração desenvolvidas a partir de uma embarcação / jornaleiro, autorização ou, pelo menos, cinco anos de experiência em ciências técnicas e de ciências da saúde / social.

Além disso, o Departamento de Jornalismo tem a sua sede em Fredrikstad. O departamento oferece educação continuada principalmente de jornalistas e editores.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Innbyggjarnamn». Språkrådet (em norueguês). Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  2. «Mannsoverskotet auka òg i 2015». ssb.no (em norueguês nynorsk) 
  3. «Fredrikstad's Old Town». www.visitoslo.com. Consultado em 7 de dezembro de 2016