Gotye – Wikipédia, a enciclopédia livre

Gotye
Gotye
Gotye no APRA Awards de 2012
Informação geral
Nome completo Walter/Wouter "Wally" Andre De Backer
Nascimento 21 de maio de 1980 (43 anos)
Local de nascimento Bruges, Flandres
 Bélgica
Origem Melbourne,  Austrália
Gênero(s) Indie pop
Música Indie
Pop
Eletrônico
R&B
Ocupação(ões) Músico
Cantor
Compositor
Instrumento(s) Vocais
Guitarra
Bateria
Percussão
Teclados
Sintetizador
Período em atividade 2001 - presente
Gravadora(s) Fairfax
Universal Republic
Independent
Samples 'n' Seconds
Inertia
Lucky Number
Eleven
Afiliação(ões) The Basics
Kimbra
Página oficial Site Oficial

Wouter Andre "Wally" De Backer (Bruges, 21 de maio de 1980), conhecido profissionalmente como Gotye, é um compositor e cantor multi-instrumentista belgo-australiano.[1] Gotye é fluente em neerlandês e inglês.

Gotye já lançou três álbuns de gravadora independente e um álbum de remixes de faixas de seus dois primeiros trabalhos. É também membro da banda de indie-pop de Melbourne, Austrália, The Basics, que lançou de forma independente três álbuns de estúdio e inúmeros outros títulos desde 2002. Gotye já ganhou cinco Prêmios ARIA e recebeu uma indicação ao MTV EMA de Melhor Ato da Ásia e Pacífico em 2011.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2010–presente: Making Mirrors e o sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

Como parte do prêmio, Gotye ganhou um lugar para se apresentar no Song Summit de 2012, no porto de Darling, de 26 a 28 de maio. Na sua primeira semana de lançamento, Making Mirrors se tornou a número 1 na lista de álbuns australianos no ARIA Awards,[2] fazendo Gotye ter um single e um álbum em primeiro lugar se igualando ao Silverchair, que fez o mesmo em 2007. Em 11 de outubro de 2011, foi anunciado que Gotye ganhou 7 prêmios ARIA. Por causa das restrições de datas, Making Mirrors não pôde ser indicada, e todas as 7 indicações foram relacionadas ao single "Somebody That I Used to Know". A música apresenta samples da canção "Seville", gravada em 1967 pelo músico de bossa nova brasileiro Luiz Bonfá, o que foi devidamente documentado desde o seu lançamento. Gotye foi um dos grandes vencedores do Grammy 2013, ganhando os premios: Melhor Gravação do ano, Melhor Duo-Pop (com a Cantora Kimbra) e Melhor Álbum Alternativo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Presenter: Siska Schoeters (21 de outubro de 2011). «Goed nieuws van Gotye». Zet 'm op Siska. Studio Brussel. Ik ben, ja, een Belg-Australiër (I am, yes, a Belgian-Australian). 
  2. «Announcement of 2011 ARIA Awards nominees». ariaawards.com.au. 11 de outubro de 2011. Consultado em 12 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.