Hardcore gamer – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Hardcore.

Hardcore gamer é um termo utilizado para descrever um tipo de jogador de videogame. Não existe um consenso sobre a definição do termo, no entanto, descreve-se os hardcore gamers como pessoas as quais gastam muito tempo com games, diferentemente dos gamers casuais, como são chamadas aqueles que não jogam com tanta frequência e em tanto número.


Muitos hardcore gamers se orgulham de terem um grande conhecimento sobre as regras, táticas e teorias sobre o jogo, embora isso não seja um requerimento. Há uma opinião conflitante se o termo é relativo ao tempo gasto jogando ou ao fato de aprender a fundo as mecânicas do jogo em si.

Uso[editar | editar código-fonte]

Há uma confusão acerca do termo, o termo é frequentemente utilizado para definir vários tipos da hardcore gamers como: Tempo investido jogando, dinheiro gasto no jogo, o quão competitivo o uso é, preferência por player versus player (PvP) ou player versus environment (PvE), estilo de jogo ou preferência de gameplay, ou ainda o hardware utilizado/montado.

Charlie Scibetta já descreveu os hardcore gamers como: "Eles são os que se adaptam mais cedo à última versão de algo, e serão os primeiros a testar e discutir sobre, para nos dar o melhor feedback sobre o que gostaram e o que não gostaram."[1]

Relação com os gamers casuais[editar | editar código-fonte]

Em sua maioria, hardcore gamers mantém um certo desdém em relação aos gamers casuais, principalmente contra os que jogam videogames leves como o Wii Sports por exemplo.[2] Alguns hardcore gamers no entanto são rotulados incorretamente de casual gamers, muitas vezes de forma depreciativa, especialmente em jogos do tipo MMORPG, onde existe uma grande demanda para diversos estilos de jogo (solo, quests, pvp, raid, crafting), onde às vezes não é possível desenvolver habilidades em todos os parâmetros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paul Govan. «All hail the Nintendo DSi». play.tm. Consultado em 9 de abril de 2009. Arquivado do original em 5 de abril de 2009 
  2. Ben Carrozza (8 de abril de 2009). «It's a mad, MadWorld in Wii hardcore game». Canwest News Service. canada.com. Consultado em 9 de abril de 2009. Arquivado do original em 31 de março de 2012. Two years after its release, the Nintendo Wii has a reputation in hardcore gamer circles as a party favour at best and a glorified toy at worst.