Horst Wessel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Horst Wessel
Horst Wessel
Nome completo Horst Ludwig Wessel
Nascimento 9 de setembro de 1907
Bielefeld, Vestfália
Império Alemão
Morte 23 de fevereiro de 1930 (22 anos)
Berlim, República de Weimar
Nacionalidade alemão
Filiação Alemanha Nazista Partido Nazista

Horst Ludwig Wessel (9 de Outubro de 190723 de Fevereiro de 1930) foi um líder local em Berlim dos combatentes do Partido Nazi – a Sturmabteilung ou "SA" – conhecido por ter sido transformado num mártir pela causa nazi, por Joseph Goebbels, após o seu assassinato em 1930.

Inicialmente, Wessel fez parte de vários grupos de juventude e grupos paramilitares nacional-socialistas, mas acabou por sair e juntou-se às SA, os combatentes de rua de camisa castanha do Partido Nazi. Wessel chegou ao comando de vários esquadrões e distritos das SA. Em 14 de Janeiro de 1930, foi baleado na cabeça por dois membros do Partido Comunista da Alemanha (KPD). Albrecht "Ali" Höhler foi preso e condenado pelo seu assassinato. Foi sentenciado a seis anos de prisão, mas acabou por ser retirado da sua cela e morto pelas SA depois da tomada de poder pelos nazis.

O funeral de Wessel recebeu grande atenção em Berlim, com a elite nazi presente. Depois da sua morte, tornou-se um símbolo da propaganda nazi no Terceiro Reich. A marcha para a qual ele tinha escrito a letra mudou o seu nome para "Horst-Wessel-Lied" (A Canção de Horst Wessel), tornando-se o hino oficial do Partido Nazi. Quando Adolf Hitler chegou ao poder em 1933, a canção passou a ser o hino nacional alemão, em conjunto com a primeira estrofe da Deutschlandlied (também conhecida por Deutschland über alles).

Notas

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Horst Wessel», especificamente desta versão.

Referências

Impressa[editar | editar código-fonte]

Online[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]