Ilha Wake – Wikipédia, a enciclopédia livre

Wake
Geografia física
País  Estados Unidos
Localização Oceano Pacífico
Geografia humana
População 180

Mapa da Ilha Wake
Bandeira oficiosa da Ilha Wake.[carece de fontes?]
Imagem de satélite da Ilha Wake.

A Ilha Wake (em inglês: Wake Island, pronunciado em inglês: [ˈweɪk ˈaɪlənd]), também conhecida como Atol Wake (em inglês: Wake Atoll) é um atol com uma costa de 19,3 km, com uma área de 7 km², no norte do oceano Pacífico, aproximadamente a dois terços da distância do Havaí às ilhas Marianas do Norte. A ilha é administrada pelos Estados Unidos, que possuem uma base militar de apoio aos voos que sobrevoam o Pacífico. Os únicos habitantes são precisamente os militares que ocupam esta base. O número destes militares gira em torno de 180.

Esta ilha é formada por diversas ilhotas de coral, situadas sobre um antigo vulcão. O seu clima é tropical.

Durante a Segunda Guerra Mundial houve um importante combate da Guerra do Pacífico pelo controle daquela ilha entre Império do Japão e Estados Unidos. Na época, o Japão Imperial pretendia tomar o controle total do oceano Pacífico, por isso fez um ataque a esta ilha. Muitos militares americanos residentes morreram.

Reivindicação territorial das Ilhas Marshall[editar | editar código-fonte]

Existe uma reivindicação territorial sobre a ilha Wake, feita pelas Ilhas Marshall[1]. Um grupo separatista designado EnenKio também a reivindica. Porém, o atol foi formalmente anexado pelos Estados Unidos no final do século XIX, e é administrado pelo Departamento do Interior dos Estados Unidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.