Iwo Jima – Wikipédia, a enciclopédia livre

Iwo Jima - foto satélite - Landsat em 1999, cortesia NASA.
Vista aérea de Iwo Jima. O monte Suribachi pode ser visto como o ponto mais alto da ilha.

Iwo Jima é o antigo nome da ilha Iōtō, esta ilha japonesa integra o grupo das Ilhas Vulcano, situada no sul do arquipélago japonês, a 1 200 km da capital Tóquio, 1 100 km a norte da ilha de Guam, e a meio caminho entre Tóquio e Saipan (24.754° N 141.29° E) fazendo parte da administração imperial territorial da capital japonesa.

Localização de Iwo To

A pronúncia do nome da ilha foi modificada para a original pré-guerra oficialmente pelo Instituto Geográfico Japonês em 18 de Junho de 2007 devido a protestos da população local. Na língua japonesa 硫黄島 Iōjima ou Iōtō, significa "ilha de enxofre".

Com uma área de aproximadamente 21 km², a ilha tem uma superfície praticamente plana, bastante invulgar para um solo vulcânico, coberta por uma camada de cinzas enegrecidas, na qual destaca-se como única elevação o Monte Suribachi, de 166 metros de altitude, na parte sul da ilha, centro elevado de uma grande caldeira vulcânica submersa.

As principais indústrias incluíram mineração de enxofre e refinarias de açúcar, mas a ilha actualmente é inabitada por civis e requer permissão especial para acesso. Hoje, nela está instalada uma base aéro-naval, usada em conjunto pelas forças japonesas de defesa territorial, pelas forças de defesa aérea e também utilizada para treino de aterragem nocturna de aviões da marinha dos Estados Unidos.

Nesta ilha foi travada a Batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial, e em consequência ficou ocupada pelos Estados Unidos até 1968.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Iwo Jima