Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lino
Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas
Pôster oficial do filme.
 Brasil
2017 •  cor •  94 min 
Gênero animação
fantasia
comédia
Direção Rafael Ribas
Produção Eliane Ferreira
Rafael Ribas
Produção executiva Eliane Ferreira
Roteiro Rafael Ribas
Estela Renner
Kleber Macedo
História Rafael Ribas
Elenco Selton Mello
Paolla Oliveira
Dira Paes
Música Ruriá Duprat
Diretor de fotografia Rafael Ribas (luz)
Alfredo Risa (camêra)
Direção de arte Walbercy Ribas
Edição Sergio Spina
Companhia(s) produtora(s) StartAnima Studio
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 7 de setembro de 2017
Idioma português brasileiro
Orçamento R$ 6,5 milhões

Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas é um filme de animação brasileiro de 2017 produzido pelo estúdio StartAnima e dirigido por Rafael Ribas. Tem como elenco principal Selton Mello, Paolla Oliveira e Dira Paes. Estreou em 7 de setembro de 2017 e mais tarde foi indicado para o Platinum Award de melhor filme de animação, mas perdeu para Las Aventuras de Tadeo 2.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Lino trabalha como animador de festas, mas não aguenta mais ter que suportar todos os maus tratos feitos pelas crianças, que zombam dele por trabalhar com uma ridícula fantasia de gato gigante. Determinado a mudar sua vida, ele contrata os serviços de um feiticeiro, mas, inesperadamente, a magia acaba sendo um tiro no pé e Lino se transforma justamente em um felino enorme.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas recebeu ampla recepção de bilheteria no nacional e no internacional, sendo exibido em diversos países, em especial a Rússia.[1]sendo exibido em 1,2 mil salas do país, nos formatos 2D e 3D, e arrecadar mais de 4 milhões de reais.

Ao todo, o filme levou mais 1 milhão de pessoas ao cinema, o que torna a animação mais vista do Cinema Brasileiro

Crítica[editar | editar código-fonte]

Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas teve uma nota crítica favorável por parte da crítica especializada. No site AdoroCinema, o filme tem uma nota de 3 estrelas de cinco, e um consenso de "Legal", o crítico Bruno Camelo deu uma nota postiva ao filme e o descreveu como: "Lino é um azarado. Se fosse personagem de um desenho dos anos 1980, ele teria uma pequena nuvem sobre sua cabeça, chovendo apenas nele. Como faz parte do século XXI, Lino não tem amigos, acumula dívidas e efetua um trabalho ingrato: ele anima festas infantis, sofrendo maus-tratos das crianças hiperativas e recebendo um salário insuficiente. Até o dia em que uma magia errada prende o rapaz à fantasia de gato usada nas festas. Esta animação brasileira parte de dois pontos interessantes: o primeiro deles é o hibridismo de Lino. A partir da transformação, o protagonista não é nem humano, nem animal, adquirindo um status inédito aos olhos do público e também dos demais personagens. Neste sentido, os súbitos “miaus” na voz de Selton Mello, misturados ao registro oral, funcionam muito bem. Temos uma premissa criativa, algo louvável dentro de um gênero tão engessado quanto a animação infantil..." No site Omelete, tem quatro estrelas de cinco, Camila Sousa descreveu Lino como: ""Lino" não é um filme que reinventa as animações, ou cria vários elementos inéditos, mas sua trama se desenvolve de forma interessante, com personagens cativantes, e o resultado é uma produção com potencial para agradar o público de várias faixas etárias."

O jornal O Globo, também descreveu o filme de maneira positiva, dando 3 estrelas de cinco: "Mas, apesar da adesão a elementos convencionais [...] e do investimento no 3D não interferir significativamente no resultado, “Lino” merece ser conferido. Ribas demonstra potencial para agradar uma ampla faixa de espectadores".[2]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Em 27 de outubro de 2016, o primeiro teaser trailer foi divulgado pela Fox Film do Brasil em seu canal no Youtube. como o público reagiu bem à primeira prévia, um trailer oficial foi lançado em 27 de junho de 2017 e o trailer final em 12 de outubro, pouco depois da estreia.

Estreia[editar | editar código-fonte]

O filme estreou em 7 de setembro de 2017, durante o Dia da Independência. Nos formatos 2D e 3D, sendo o primeiro filme do Brasil a ser exibido em tal formato. e também foi exibido em vários países.

País Estreia
 Brasil 7 de setembro de 2017
 Rússia/CEI 1 de fevereiro de 2018
 Ucrânia 8 de fevereiro de 2018
 Grécia 15 de fevereiro de 2018
 Lituânia 13 de abril de 2018
 Colômbia 25 de outubro de 2018
 México 9 de novembro de 2018
 Bolívia 22 de novembro de 2018
 Argentina 13 de dezembro de 2018
Coreia do Sul Coreia do Sul 7 de março de 2019

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

Lino - O Filme: Uma Aventura de Sete Vidas foi lançado em DVD pela Warner Home Entertainment em abril de 2018[3][4]

Referências

  1. «Animação brasileira 'Lino' estreia em 1,2 mil salas de cinema na Rússia». Radar Cultural 
  2. AdoroCinema, Lino - Uma Aventura de Sete Vidas: Críticas imprensa, consultado em 20 de setembro de 2018 
  3. «LINO | Animação brasileira com Selton Mello chega às lojas em DVD». CosmoNerd. 26 de abril de 2018. Consultado em 13 de março de 2022 
  4. Caligari, Roberto (26 de abril de 2018). «Lino, animação com Selton Mello e Paola Oliveira, é lançada em DVD». Marreta Biônica. Consultado em 13 de março de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]