Lorenzo di Credi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lorenzo di Credi
Lorenzo di Credi
Lorenzo di Credi by Perugino
Nome completo Lorenzo d'Andrea d'Oderigo
Nascimento 1459
Morte 12 de janeiro de 1537 (78 anos)
Progenitores Pai: Andrea di Oderigo Barducci

Lorenzo di Credi (145912 de Janeiro de 1537) foi um pintor e escultor do renascimento italiano, conhecido por suas pinturas sobre assuntos religiosos. Ele primeiro influenciou Leonardo da Vinci e depois foi muito influenciado por ele.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Florença, filho do ourives Andrea di Oderigo Barducci, começou a trabalhar na oficina de Andrea del Verrocchio até 1480.[1] Após a morte de seu mestre, ele herdou a direção da oficina. Para a Catedral de Pistoia, ele completou a pintura da Madonna di Piazza parcialmente pintado por seu mestre Verrocchio, mas ficou inacabado quando Verrocchio foi para Veneza. Entre suas outras primeiras obras estão Annunciazione em Uffizi; Madonna col Bambino na Galleria Sabauda de Turim e Adorazione del Bambino no Querini Stampalia de Veneza. De um período posterior são Madonna e santi (Musée du Louvre) (1493) e uma Adorazione dei pastori em Uffizi. Em Fiesole, ele refez partes dos painéis de Fra Angelico nos altares da igreja de San Domenico.

As obras mais maduras de Lorenzo (como a Crucificação no Museu da Cidade de Göttingen, a Adoração dos Pastores em Uffizi, a Anunciação em Cambridge e Madonna e os Santos em Pistoia) são influenciadas por Fra Bartolomeo, Perugino e o jovem Rafael.

Nos últimos tempos, uma das obras de di Credi ganhou atenção quando os estudiosos apontaram uma semelhança entre o rosto de Mona Lisa de Leonardo da Vinci e o rosto de Caterina Sforza em um retrato por ele. Caterina Sforza era a Senhora de Forlì e Imola em Romagna, mais tarde prisioneira de Cesare Borgia. O retrato, conhecido também como La dama dei gelsomini, está agora na Pinacoteca de Forlì.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]