Material de construção – Wikipédia, a enciclopédia livre

Material de construção é o nome genérico que designa diversos produtos utilizados na construção civil. A maioria dos materiais de construção é utilizada exclusivamente na construção civil, como o cimento, mas alguns têm usos mais variados, como a cal e tintas.

Há materiais de construção que podem ser obtidos diretamente da natureza, como o saibro, outros dependem de processos de fabricação mais complexos, como canos e certos revestimentos.


Material de construção em engenharia é uma disciplina onde são elaborados conceitos básicos necessários para aprofundamento do curso, sendo estes:

  • A importância da ciência dos materiais e níveis de estudo;
  • Propriedades dos materiais de construção: mecânicas, térmicas, ópticas e elétricas;
  • Arranjos Atômicos e Estrutura dos Materiais: ligações químicas, atrações interatômicas, coordenação atômica e arranjos atômicos; estruturas dos materiais: estruturas moleculares, cristalinas e amorfas; fases dos materiais; e imperfeições estruturais: defeitos pontuais, defeitos de linha (discordâncias) e defeitos de superfície (superfície dos materiais e contorno de grão).
  • Estudo dos Materiais de Construção – Aspectos Químicos e Mineralógicos, Fases, Estrutura, Características e Propriedades: aços de construção;
  • Técnicas Avançadas de Caracterização dos Materiais: técnicas microscópicas de alta resolução (microscopia eletrônica de varredura – MEV e microscopia de força atômica – MFA), difração de raios X (DRX), análise térmica diferencial (ATD) e termogravimetria (TG), e porosimetria por intrusão de mercúrio (PIM), entre outras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.