Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
(MEXT)
文部科学省
Logótipo
Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão
Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão
Sede do MEXT
Tipo Órgão público
Fundação Janeiro de 2001
Sede 3-2-2 Kasumigaseki, Chiyoda, Tókio 100-8959,  Japão
Filiação Governo japonês
Ministra responsável Keiko Nagaoka
Antigo nome Ministério da Educação
Agência de Ciência e Tecnologia
Sítio oficial http://www.mext.go.jp/english/

O Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia (Monbu-kagakushō), também conhecido como MEXT, é um dos ministérios do governo japonês.

O MEXT é um dos mais importantes e influentes ministérios do Japão. O governo japonês centraliza a educação e ela é administrada por uma burocracia estatal que controla quase todo o aspecto do processo de educação. Por exemplo, é obrigatório que as escolas usem livros escolares aprovados pelo governo, as professoras precisam ser japonesas e são orientadas para ter certeza de que as crianças estão recebendo uma educação adequada. O MEXT é comandado por um ministro membro do Gabinete e é escolhido pelo Primeiro Ministro.

História[editar | editar código-fonte]

O Governo Meiji criou o primeiro Ministério da Educação em 1871.[1]

Em janeiro de 2001, os antigos Monbu-shō e a Agência de Ciência e Tecnologia (庁 技術 技術 Kagaku-gijutsu-chō) fundiram-se para se tornar o atual MEXT.

O MEXT é liderado pelo Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, que é membro do Gabinete e é escolhido pelo Primeiro Ministro, tipicamente dos membros da Dieta.

O MEXT é um dos três ministérios que administram o Programa de Intercâmbio e Ensino do Japão (Programa JET). Também oferece a bolsa Monbukagakusho , também conhecida como bolsa de estudo MEXT ou Monbu-shō.

Romanização[editar | editar código-fonte]

O ministério estabelece padrões para a romanização da língua japonesa.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Reischauer, Edwin (1988). The Japanese today: change and continuity 1910-1990. Cambridge, Mass.: Belknap Press. p. 187. ISBN 0674471814. OCLC 16004952 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão