Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Colecção António Cachola
Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Tipo Galeria de arte contemporânea portuguesa
Inauguração 6 de julho de 1996 (27 anos)
Website www.cm-elvas.pt/pt/museu-de-arte-contemporanea/instituicao
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Elvas
Localidade Elvas
Coordenadas 38° 52' 47" N 7° 09' 53" O

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) é um museu de artes contemporânea portuguesa inaugurado a 6 de julho de 2007, situando-se na cidade de Elvas.

Instalado no edifício do Antigo Hospital da Misericórdia que mais tarde passou a ser chamado Hospital Distrital de Elvas, o edifício sofreu profundas obras de reparação e oferece neste momento magníficas condições para acolher as obras que lá se encontram bem como quem o visite. Destaca-se a cafetaria no último piso do Museu onde se tem uma vista magnífica sobre a Cidade de Elvas.

O acervo deste museu é composto por MAIS DE 800 obras[1] pertencentes à colecção de António Cachola (1949 - presente). Destaca-se a emblemática «A Noiva, 2001-2005», de Joana Vasconcelos — um gigantesco lustre com 6 metros de altura composto por milhares de tampões higiénicos.

Nesse acervo estão incluídas obras dos artistas José Pedro Croft, Rui Sanches, Pedro Calapez, José Loureiro, Pedro Casqueiro, Ângela Ferreira, Noé Sendas, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, Sofia Areal entre outros.

Referências

  1. FERREIRA, Mariana Marin Diniz Aires - Desigualdade entre sexos na arte contemporânea: a presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17138>.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.