National Institute of Informatics – Wikipédia, a enciclopédia livre

National Institute of Informatics
Quadro profissional
Tipo
Estado legal
País
Coordenadas
Língua de trabalho
Organização
Afiliação
ORCID (d) ()
Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (d)
Japan Consortium for Open Access Repository (d)
Websites
Mapa

O National Institute of Informatics (国立情報学研究所 Kokuritsu Jōhōgaku Kenkyūjo?, NII) é um instituto de pesquisa japonês localizado em Chiyoda, Tóquio, Japão. O NII foi criado em abril de 2000 com o objetivo de promover o estudo da informática. Este instituto também trabalha na criação de sistemas para facilitar a disseminação de informações científicas para o público em geral. Ele supervisiona e mantém um grande banco de dados de informações pesquisáveis em uma variedade de tópicos científicos e não científicos chamados Webcat. NII é o único instituto de pesquisa abrangente em informática no Japão. É uma parte importante da Universidade de Pós-Graduação para Estudos Avançados, SOKENDAI, e desde 2002 oferece um Ph.D. programa em informática.

História[editar | editar código-fonte]

O NII teve sua origem em uma proposição do Ministério da Educação, Ciência, Esportes e Cultura apresentada ao Conselho Científico em outubro de 1973, intitulada "Sistema Melhorado de Circulação de Informações Acadêmicas". Em 1976, o Centro de Pesquisa para Biblioteconomia e Ciência da Informação foi estabelecido na Universidade de Tóquio, abrindo caminho para o instituto que se tornaria o Instituto Nacional de Informática. Em 1983, o centro de pesquisa foi reorganizado e transformado em Centro de Informação Bibliográfica, mas continuou a operar sob a égide da Universidade de Tóquio. Este centro foi então reestruturado em 1986 e renomeado para National Center for Science Information Systems (NACSIS).

O NACSIS foi a primeira encarnação do instituto a ser independente da Universidade de Tóquio. O instituto se desenvolveu e cresceu de acordo com os avanços na tecnologia de computadores e Internet, eventualmente superando a visão inicial por trás do National Center for Science Information Systems. Em abril de 2000, este centro foi reformulado e reformado como o Instituto Nacional de Informática. A NII está localizada no distrito de Chiyoda, em Tóquio. É uma parte principal do prédio do Centro Nacional de Ciências, juntamente com a Escola de Pós-Graduação em Estratégia Corporativa Internacional da Universidade de Hitotsubashi e o Centro de Finanças da Universidade.

Pesquisas[editar | editar código-fonte]

O instituto se concentra na pesquisa científica sobre técnicas de coleta de informações e sistemas para gerenciamento de informações em todas as disciplinas acadêmicas. O NII tenta equilibrar as abordagens de pesquisa teórica e prática, com o objetivo de criar novas técnicas para pesquisar e organizar bancos de dados de volume extremamente alto, usando novas oportunidades apresentadas pelos avanços nos recursos de rede de alta velocidade. O NII realiza pesquisas em parceria com inúmeras universidades e outras instituições de pesquisa, tanto públicas quanto privadas.

O principal objetivo do instituto é aprimorar o conhecimento de informática no Japão, mas também trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e institutos internacionais e de intercâmbio para o avanço de múltiplos objetivos, incluindo o desenvolvimento de padrões internacionais em informática. O NII hospeda vários programas de intercâmbio de pesquisa para estudantes visitantes, estagiários de pesquisa, pós-doutorandos e professores visitantes, como os programas japoneses JSPS e DAAD da Alemanha. O NII organiza um popular estágio internacional que convida e financia estudantes de todo o mundo para virem ao Japão e realizarem pesquisas sob a orientação de professores do NII por até 6 meses, duas vezes por ano.[1]

Além de suas funções de pesquisa, o NII tem uma função de ensino de pós-graduação desde 2002 como Departamento de Informática, Escola de Ciências Multidisciplinares, Universidade de Pós-Graduação para Estudos Avançados, SOKENDAI.

Webcat[editar | editar código-fonte]

Webcat e Webcat Plus são bancos de dados de pesquisa avançada oferecidos e mantidos como parte da divisão GeNii (ambiente global para informações intelectuais em rede) da NII. O GeNii foi criado como meio de integrar e unificar o conteúdo de vários serviços de recuperação de informações e bibliotecas eletrônicas supervisionados pelo NII, cujo principal resultado foram os sistemas de busca Webcat. O Webcat e seu sucessor mantido simultaneamente, o Webcat Plus, são sistemas de pesquisa de livros e periódicos que fornecem informações sobre acervos de materiais mantidos em institutos de pesquisa e coleções de bibliotecas universitárias em todo o Japão. Atualmente, o Webcat Plus possui informações sobre mais de doze milhões de títulos, e ambos os sistemas podem ser pesquisados em inglês e japonês. Os planos adicionais da GeNii para o sistema Webcat incluem a integração de todos os acervos da Biblioteca da Dieta Nacional no banco de dados pesquisável. Nenhuma informação está disponível atualmente sobre a data de conclusão programada para este projeto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «International Exchange based on MOU at National Institute of Informatics». National Institute of Informatics (em inglês). Consultado em 26 de abril de 2021 [ligação inativa] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]