Operação Ten-Go – Wikipédia, a enciclopédia livre

Operação Ten-Go
Parte da Batalha de Okinawa, Guerra do Pacífico

O Yamato sob ataque.
Data 7 de Abril de 1945
Local Oceano Pacífico, entre o Japão e as ilhas Ryukyu
Desfecho Vitória Americana
Beligerantes
 Estados Unidos Japão Império do Japão
Comandantes
Marc Mitscher
Joseph J. Clark
Frederick C. Sherman
Seiichi Ito 
Keizō Komura
Kosaku Aruga 
Tameichi Hara
Forças
11 porta-aviões
6 couraçados
11 cruzadores
+ 30 contratorpedeiros
386 aviões
1 couraçado, 1 cruzador, 8 contratorpedeiros

115 aeronaves, a maioria kamikazes
Baixas
97 mortos
122 feridos
10 aviões abatidos
1 porta-aviões danificado
1 couraçado danificado
1 contratorpedeiro danificado
4 137 mortos
1 couraçado (o Yamato) afundado
1 cruzador afundado
4 contratorpedeiros afundados
+ 100 aviões abatidos
O Yamato explodindo.

Operação Ten-Go (天号作戦 ten - gō sakusen) foi uma operação naval Japonesa na Campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.

Após a invasão de Okinawa a 1 de Abril de 1945, o navio de guerra Japonês Yamato e a sua escolta deveriam atacar a frota dos Estados Unidos que apoiavam o desembarque das tropas Aliadas a oeste da ilha. O Yamato deveria encalhar de propósito na praia e ficar entre as ilhotas de Hagushi e Yontan e servir como uma bateria costeira, até ser destruído. Como desde o inicio era pretendido que fosse uma missão suicida, era suposto o navio receber apenas combustivel suficiente para uma viagem de ida para Okinawa. Todavia, a equipa na refinaria de combustível de Tokuyama forneceram combustível a mais.

A 6 de Abril, o Yamato, o cruzador leve Yahagi e oito fragatas deixaram o porto de Tokuyama. Foram avistados a 7 de Abril ao aproximarem-se pelo sul da ilha. A Marinha dos Estados Unidos lançou cerca de 400 aviões dos 8 porta-aviões da Força-tarefa 58 (o Hornet , Bennington, Belleau Wood, San Jacinto, Essex, Bunker Hill, Hancock, e Bataan), sob comando do vice-almirante Marc Mitscher, aos quais se juntaram uma frota de seis encouraçados (Massachusetts, Indiana, New Jersey, South Dakota, Wisconsin, e Missouri), com suporte de cruzadores e fragatas para interceptar a frota japonesa se o ataque aéreo não fosse bem sucedido.

Os aviões americanos atacaram os navios japoneses a meio da tarde. O Yamato levou vinte bombas e torpedos dos aviões de ataque americanos e, por volta das 14:20h, as suas munições detonaram, e o navio afundou, cerca de 200 km de Okinawa. Ao menos 2.475 marinheiros da sua tripulação morreram e 269 sobreviveram. Da sua escolta, o Yahagi e quatro contratorpedeiros (Isokaze, Hamakaze, Asashimo e o Kasumi) foram afundados e os restantes danificados e forçados a voltar ao Japão. As perdas americanas foram de 10 aviões e 12 pilotos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]