Ordem de Kutuzov – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ordem de Kutuzov
Ordem de Kutuzov
Classificação
País  União Soviética  Rússia
Tipo três classes
Agraciamento Militar
Condição ativa
Histórico
Criação 29 de julho de 1942
Premiados 7,322+
Hierarquia
Inferior a Ordem de Suvorov
Equivalente a Ordem de Nakhimov (Marinha)
Superior a Ordem de Alexander Nevsky
Imagem complementar
Barreta

A Ordem de Kutuzov (em russo: Орден Кутузова) é uma condecoração militar tanto do período soviético como da atual Rússia, que leva o nome de uma famoso Marechal-de-Campo russo: Mikhail Illarionovich Golenishchev-Kutuzov (1745-1813).

Criada no dia 29 de julho de 1942 (durante a Guerra Alemã-Soviética), pela Decisão do Presidente da Soviete Supremo da União Soviética, a ordem foi criada para premiar oficiais sêniors do Exército Vermelho que executaram grandes evasões de ataques inimigos e contra-ataques com sucesso. A Ordem de Kutuzov foi preservada após a dissolução da URSS e continua sendo uma das condecorações militares mais altas da Rússia.

A Ordem de Kutuzov foi estabelecida em três diferentes classes: 1°, 2° e 3° classe. O General Ivan Galanin, que se destacou durante a Batalha de Stalingrado, foi o primeiro a receber a primeira classe da Ordem de Kutuzov. Durante a Guerra Alemã-Soviética, 669 condecorações de primeira classe foram entregues. Juntamente com os comandantes dos frontes e exércitos, a ordem de primeira classe também premiou a Fábrica de Tratores Chelyabinsk em 1945, como reconhecimento de sua enorme contribuição (e de seus trabalhadores) na derrota da Alemanha Nazista.

A 2° classe condecorou 3,325 comandantes de brigadas, divisões e batalhões.

A 3° classe condecorou comandantes de regimentos, chefes de grupos, comandantes de companias e batalhões, sendo criada posteriormente, em 8 de fevereiro de 1943. Ela já foi distribuída 3,328 vezes.