Oxum (estado) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nigéria Oxum 
  Estado  
[[Imagem:{{{imagem}}}|250 px|centro|]]
Símbolos
Lema Estado da Primavera Viva
Localização
Capital Oxobô
História
Data de criação 27 de agosto de 1991
Administração
Governador Ademola Adeleke (PDP)
Representantes Lista
Características geográficas
Área total 9,251 km²
População total (2012) 4,127,793[1] hab.
Outras informações
PIB (PPC) $7,28 bilião[2] (est. 2007 (estimativa))
Per capita $2.076[2]
Sítio osunstate.gov.ng

Oxum (em iorubá: Ọṣun; em inglês: Osun), Oxum (pronúncia em português), é um estado interior, a Sudoeste da Nigéria. Criado em 27 de agosto de 1991. Sua capital é a cidade de Oxobô. Em 2012 a população era 4,127,793 habitantes, numa área de 9.251km². É delimitada ao norte pelo estado Kwara, no leste, em parte, pelo Equiti e, em parte, pelo Ondo, ao sul do Ogum e, a oeste pelo Oió.

O atual governador estadual é Olagunsoye Oyinlola, que foi eleito em 2003 juntamente com o seu Vice-governador, Erelu Olusola Obada. O estado de Oxum é o lar de muitos dos mais famosos marcos da Nigéria, incluindo o campus da Universidade Obafemi Awolowo, preeminente instituição de ensino superior da Nigéria. A universidade também está localizada na antiga vila de Ilê-Ifé, um importante centro de desenvolvimento político e religioso da cultura iorubá. Outras importantes cidades e vilas incluem as capitais do antigo reino Oke-Ila Orangun, Ila Orangun, Ede e Ilexá.

História[editar | editar código-fonte]

Rio Oxum em Oxobô, estado de Oxum

O estado foi criado em 1991 de parte do velho estado Oió. O nome do estado é derivado do rio Oxum, a venerada primavera natural que é a manifestação da orixá iorubá de mesmo nome.

O Governador Oyinlola recentemente lançou e pôs os alicerces da inovadora Universidade estadual de Oxum com seis campus universitários (Oxobô, Ocucu, Iquiré, Ejibó, Ifetedô, e Ipetu-Ijexá) localizados estrategicamente em todo o estado.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Templo de Oxum

Todo ano, aderentes e não aderentes de Oxum, um dos Orixás (as tradicionais divindades dos iorubas), viajam de todo o mundo para assistir ao festival anual de Oxum-Oxobô em agosto. Visitantes incluem nacionais, do Brasil, de Cuba, Trindade e Tobago, Grenada, e outras nações nas Américas, com um significativo patrimônio cultural iorubá. As festividades tradicionais anuais e as invocações da orixá Oxum são mantidas ao longo dos bancos do rio que carrega o seu nome no qual ela se transformou.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

O estado é dividido em três distritos senado federal, cada um dos quais é composto de duas áreas administrativas. O estado compõe-se de trinta Áreas de Administração Local, a primária unidade (terceiro nível) do governo na Nigéria.

Oxum tem 30 áreas de Administração Local, e estão listados abaixo com as suas sedes em parênteses:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.