Pastoral da Saúde – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.[1]

A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

O que é[editar | editar código-fonte]

A Pastoral da Saúde atua em três dimensões que a configuram como uma pastoral diferente e mais abrangente que àquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. As dimensões são:

  • Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Ela visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
  • Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública, atuando na prevenção das doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
  • Dimensão político-institucional: atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

Atividades[editar | editar código-fonte]

As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são várias. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam.

Pastoral dos Enfermos[editar | editar código-fonte]

A Pastoral da Saúde e a Pastoral dos Enfermos são pastorais diferentes, sendo que cada uma trabalha com seus objetivos específicos. A Pastoral dos Enfermos tem uma importância grandiosa para a comunidade, pois ela cumpre o papel do cristão que aproxima o doente de Jesus Cristo, dando um novo sentido para a dor. Também é seu papel humanizar e cristianizar os ambientes de tratamento dos doentes, lembrando ao corpo médico a sua vocação. Vale lembrar, ainda, que o nome Pastoral dos Enfermos não existe mais na linguagem oficial da Igreja, pois as atividades desta pastoral estão presentes na “dimensão solidária” da Pastoral da Saúde.[2]

Projetos[editar | editar código-fonte]

Podemos listar, ainda, alguns dos vários projetos que estão sendo desenvolvidos, exclusivamente, pelo esforço e trabalho dos nossos agentes, não tendo nenhum colaborador financeiro ou mantenedor, tais como: Cursos de Capacitação; Apoio a Centros de Convivência para Idosos; Reciclagem de Lixo; Farmácias Verdes (fitoterápicos) e Farmácias Comunitárias (alopáticos); Saúde no Lar; Escola da Saúde; Pense Bem; Projeto de parceria com a ABRAZ, entre tantos outros.

Nossa missão não é fácil, mas temos a força interior que impera em todos os nossos corações: o amor. É ele que nos renova e nos impulsiona cada vez mais a trabalhar pelo Reino de Deus. Temos certeza de que estamos promovendo o bem de todos os filhos de Deus e, ainda, estamos cientes de que tudo isto é um desafio, mas, acima de tudo, uma compensação de nascer e ter vivido e não apenas existido Dr. André Luiz de Oliveira Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde - CNBB

Referências

  1. «- Pastoral da Saúde». www.pime.org.br. Consultado em 19 de Janeiro de 2011. Arquivado do original em 23 de março de 2010 
  2. «Pastoral da Saúde». www.paroquiasaopauloapostolo.com.br. Consultado em 19 de Janeiro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]