Renato Carrasquinho – Wikipédia, a enciclopédia livre

Renato Carrasquinho
Informação geral
Nascimento 23 de novembro de 1984
Local de nascimento São Sebastião da Pedreira (Avenidas Novas), Lisboa
Portugal Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Gênero(s) Música infantojuvenil e tradicional
Ocupação(ões) Autor, Letrista, Intérprete e Produtor musical
Instrumento(s) Voz
Outras ocupações Escritor e tradutor
Afiliação(ões) Ministars
Página oficial www.renatocarrasquinho.com

Renato Carrasquinho (Lisboa, 23 de novembro de 1984) é um autor, letrista, intérprete e produtor de música infantojuvenil em Portugal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Renato Carrasquinho nasceu a 23 de novembro de 1984 na antiga freguesia de São Sebastião da Pedreira, atual Avenidas Novas, em Lisboa, Portugal.

Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na mesma instituição fez uma pós-graduação em Ciências da Comunicação. Entre 2001 e 2007 colaborou como cronista no canal Repórter Clix,[1] gerido pelo jornalista João Lopes Marques e propriedade da Sonaecom SGPS, ao lado de escritores e colunistas de renome como Jacinto Lucas Pires, Margarida Rebelo Pinto, Miguel Esteves Cardoso, entre muitos outros. Desempenhou, ainda, o cargo de gestor de um dos principais canais do portal Clix ligado à nova literatura portuguesa e colaborou no projecto STAR.PT do modelo Pedro Reis e da atriz Sandra Cóias dedicado às celebridades portuguesas.[2]

Participou, a convite dos apresentadores de televisão Luísa Castel-Branco e Cláudio Ramos, numa edição do programa Noites Interactivas do canal 21 da TV Cabo.

Em 2005, dada a experiência adquirida na área dos meios de comunicação social, foi convidado pela Direção Geral da Milupa Portuguesa para efetuar a recolha e reorganização dos materiais promocionais da série televisiva Boa noite, Vitinho! existentes no arquivo da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, da editora discográfica multinacional Sony Music e, ainda, da editora discográfica Ovação.

Em 2006, na direção dos Ministars, além de fazer as adaptações das músicas, a escolha do repertório musical e de tratar dos ensaios, foi convidado pela editora Movieplay Portuguesa para produzir todos os futuros álbuns discográficos do grupo infanto-juvenil a serem lançados no mercado. Nesse mesmo ano, colaborou também com Heduíno Gomes na reativação do grupo Onda Choc.

Em 2008 produziu o álbum de tributo aos 25 anos de carreira artística da famosa cantora portuguesa Cândida Branca Flor, editado com o selo fonográfico da Universal Music e da Farol Música, e o qual contou com uma campanha de televisão na TVI e com os testemunhos escritos de personalidades importantes no meio artístico-musical como António Sala, Herman José, Ramón Galarza e Tozé Brito.[3]

Em 2016, por ocasião das celebrações do 30º aniversário da primeira emissão da série Boa noite, Vitinho! na RTP,[4] produziu para a Sony Music uma colecção de quatro álbuns discográficos de música infantojuvenil dedicados à «Geração Vitinho». Desse modo, produziu a edição integral das bandas sonoras originais da série televisiva do Vitinho (incluindo algumas faixas inéditas de sua autoria) e também a reedição de temas musicais de intérpretes e grupos de sucesso da época da série de TV, nomeadamente Ana Faria e os Queijinhos Frescos, os Onda Choc, as Popeline, os Jovens Cantores de Lisboa, entre outros.[5] Fez, ainda, a tradução de todas as obras jornalísticas e literárias de D. Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, na qualidade de filha legitimada do rei D. Carlos I de Portugal, as quais foram publicadas sob o formato de livro em vários países da Europa (como Portugal, Espanha, França e Itália) e também na América Latina.

É membro-fundador do movimento de cidadania Melhor Alentejo (o qual conta com as participações especiais de José Ribeiro e Castro, José Roquette, Nicolau Breyner, entre muitos outros).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Canal Repórter Clix in Portal Clix.pt (Sonaecom SGPS)
  2. STAR.PT - O Portal das Celebridades Portuguesas[ligação inativa] foi fundado em 1998 por Pedro Reis em parceria com o SAPO e posteriormente transferido para o Clix.
  3. Cândida Branca Flor ‎– Uma Vida Para Sempre (Compact Disc, CD) in Discogs.
  4. 'Está na hora da caminha'. Vitinho celebra 30 anos in Diário de Notícias (02/02/2016).
  5. Vitinho ‎– 30 Grandes Êxitos (Compact Disc, CD) in Discogs.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]