Samus Aran – Wikipédia, a enciclopédia livre

Samus Aran
Informações gerais
Nome no Japão Samusu Aran (サムス・アラン)
Série Metroid
Primeiro jogo Metroid
Dublador em inglês Jeniffer Hale (2002 a 2007)
Alésia Glidewell (2008)
Informações pessoais
Sexo Feminino
Espécie Humana
Terra natal Planeta K-2L
Afiliação Galactic Federation
Habilidade especial Samus possui uma armadura criada pelos Chozos que a deixa mais poderosa.
Arma Usando a armadura Samus possui um arma poderosa embutida em seu braço direito que pode ser usado como canhão ou um lança mísseis;
E na forma Zero Suit, Samus usa uma pistola a laser que pode se transformar em um chicote a laser quando necessário.
Outro(s) nome(s) The Hunter (Space Pirates)
Newborn (Chozo)
Morada Planeta Zebes

Samus Aran (サムス・アラン Samusu Aran?) é uma personagem fictícia e protagonista dos jogos da série Metroid desenvolvida pela Nintendo. Ela fez sua primeira aparição no jogo Metroid em 1986. Samus é uma ex-soldado da Federação Galáctica que tornou-se uma caçadora de recompensas, geralmente utiliza uma armadura que é equipado com armas de energia direcionada e mísseis. Ao longo da série, ela executa missões dadas a ela pela Federação Galáctica e pelos Chozo, enquanto caça diversos tipos de criaturas como os Piratas Espaciais e seu líder Ridley, junto com os organismos parasitas chamados de Metroids.

A protagonista fez sua aparição em todos os jogos da franquia e também fora dela, incluindo na série Super Smash Bros. Samus é conhecida por ser uma das primeiras protagonistas femininas de um jogo eletrônico. Sua criação foi inspirada em outra personagem feminina, Ellen Ripley, personagem da franquia de filmes Alien.

História[editar | editar código-fonte]

Samus Aran foi a única sobrevivente do Planeta K-2L quando os Space Pirates arrasaram o lugar, sendo criada, desde então, pela raça alienígena Chozo e enviada a um treinamento especial, onde com quatorze anos de idade ganhou a Power Suit (uma armadura de combate feita com base no esqueleto de um Chozo). Com o passar do tempo, Samus concluiu missões que eram consideradas impossíveis, mas não terminou o treinamento da Galactic Federation e se tornou caçadora de recompensas. Sua primeira missão (Metroid, 1986, NES) era destruir as reservas de Metroids dos Space Pirates em Zebes, derrotando os líderes Kraid, Ridley e Mother Brain no processo. Depois acabou com os experimentos dos Piratas envolvendo a substância mutagênica Phazon (Metroid Prime, 2002, Game Cube), buscou soldados da Federação perdidos no Planeta Aether e salvou os nativos de invasores de uma dimensão paralela (Metroid Prime 2: Echoes, 2004, Game Cube), investigou uma energia misteriosa no sistema Alymbic, enfrentando 6 caçadores concorrentes ao mesmo tempo (Metroid Prime: Hunters, 2004, Nintendo DS), e ainda lutou contra mais Space Pirates (Metroid Prime 3: Corruption, 2007, Wii). Em seguida (Metroid II: Return of Samus, 1991, Game Boy) a Federação Galática pediu para Samus exterminar os Metroids em seu planeta natal (SR388), matando todos menos um, que foi entregue para os cientistas da Federação. Porém Ridley sequestrou-o, e Samus o seguiu até Zebes, onde começa sua nova aventura (Super Metroid, 1994, SNES) em busca do suposto último Metroid. E por fim, Samus ainda retorna ao SR388 anos depois e luta contra seu próprio clone devido a parasitas X nativos do planeta (Metroid Fusion, 2002, Game Boy Advance).

Em Metroid: Zero Mission, Samus fica na forma Zero Suit Samus ou Samus com Armadura Zero, e usa uma pistola a laser que pode se transformar em um chicote a laser quando necessário. Zero Suit Samus ou Samus com Armadura Zero também aparece em Super Smash Bros. Brawl, após o Smash Final, Zero Laser, ou usando certos comandos nos controles do jogo, e em Super Smash Bros. for Nintendo 3DS e Wii U e em Super Smash Bros. Ultimate, como personagem própria.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Referências