Ita da Irlanda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Santa Ita
Santa Ida; Santa Ides
Ita da Irlanda
Vitral representando Íte na St. Kieran's Church, Ballylooby.
Brígida de Munster
Nascimento c. 450
Condado de Waterford, Irlanda
Morte 15 de janeiro de 570 (30 anos)
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Comunidade Anglicana
Festa litúrgica 15 de Janeiro (Santoral católico)
Padroeiro Limerick, Irlanda
Portal dos Santos

Santa Ita (em irlandês: Íte ingen Chinn Fhalad; c. 47015 de janeiro de 570), também conhecida como Santa Ida ou Santa Ides, foi uma freira e abadessa irlandesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ida, a quem vários biógrafos atribuem o cognome de Brígida de Munster, nasceu no actual Condado de Waterford (Irlanda).[1] Ingressou no mosteiro de Cluain Credhail, onde professou, lugar que posteriormente ficou conhecido como Killeedy ("Igreja de Santa Ita") no Condado de Limerick. Mais tarde viria a ser a abadessa daquela comunidade monástica.

Esta comunidade religiosa caracterizava-se por ensinar as crianças das redondezas.[2] Ficou legendário o seu ênfase na austeridade, assim como os milagres e os dotes proféticos que lhe foram atribuídos, tendo a descrição das suas obras e milagres sido escritos por São Cuimin de County Down. Santa Ita terá provavelmente falecido devido a um cancro, pois os cronistas contemporâneos descrevem a afecção como uum escaravelho que cresceu como um porco, forma medieval de descrever uma enfermidade então desconhecida.

Com a a reputação de ser dotada de dotes proféticos, foi venerada posteriomente por numerorsos santos, incluindo São Brandão (o Navegante), São Pulcério (Mochoemog) e São Cummian. A sua festividade litúrgica é celebrada no dia 15 de Janeiro.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ita da Irlanda

Referências

  1.  Herbermann, Charles, ed. (1913). «St. Ita». Enciclopédia Católica (em inglês). Nova Iorque: Robert Appleton Company 
  2. Attwater, Donald and Catherine Rachel John. The Penguin Dictionary of Saints. 3rd edition. New York: Penguin Books, 1993. ISBN 0-14-051312-4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]