Simone Martini – Wikipédia, a enciclopédia livre

Simone Martini
Simone Martini
Nascimento 1284
Siena
Morte 1 de agosto de 1344 (59–60 anos)
Avinhão
Cidadania Itália
Ocupação pintor, iluminador
Obras destacadas Commemoration of Guidoriccio Da Fogliano at the Siege of Montemassi, A Anunciação, Retábulo Orsini, Triptych of Saint Augustine, Polyptych of Saint Dominique, Fresque de Simone Martini
Movimento estético Gótico internacional, Escola sienesa

Simone Martini (Siena, 1284Avinhão, 1344) foi um pintor italiano nascido em Siena. Foi uma das maiores figuras do Trecento e grande mestre da escola sienesa.

Ele foi uma grande figura no desenvolvimento da arte italiana e influenciou grandemente aquilo que veio a se chamar gótico internacional. Suas obras também tiveram influência do escultor Giovanni Pisano. Pouco se sabe sobre a vida de Martini. Ele morreu enquanto estava a serviço da Corte de Avinhão, em 1344.

Entre suas primeiras obras está a Maestà, de 1315, no Palazzo Pubblico de Siena. A arte de Martini deve muito às iluminuras francesas, que tinham sido trazidas para Siena no século XIV pela Via Francigena, um rota de peregrinos do norte da Europa para Roma.

Petrarca se tornou amigo de Simone em Avinhão e dois de seus sonetos fazem referência a um retrato de Laura de Noves, que ele supostamente pintou para o poeta.

Matteo Giovanetti, que pintou os afrescos do Palácio dos Papas em Avinhão, fez parte da escola sienesa.

Maiores obras[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Simone Martini
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.