Snaresbrook (Metropolitano de Londres) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Snaresbrook é uma estação do Metropolitano de Londres na Central line, localizada na área de Snaresbrook, no Leste de Londres. A estação fica na Zona 3/4, entre as estações Leytonstone e South Woodford.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada pela Eastern Counties Railway em 22 de agosto de 1856 como parte de sua filial para Loughton, que foi inaugurada naquele dia.[1][2] Originalmente chamada de Snaresbrook, a estação foi renomeada várias vezes: Snaresbrook for Wanstead em 1857; Snaresbrook and Wanstead em novembro de 1898; Snaresbrook for Wanstead em 1929; e Snaresbrook em 14 de dezembro de 1947.[1] A estação fazia parte do sistema da Great Eastern Railway até que a empresa fundiu-se com outras ferrovias para criar a London & North Eastern Railway (LNER) em 1923. A estação foi posteriormente transferida para fazer parte da linha central do metrô de Londres a partir de 14 de dezembro de 1947. Isso fazia parte da longa planejada e atrasada Extensão Leste da linha Central que fazia parte do "New Works Programme" da London Passenger Transport Board de 1935–1940.

A estação foi parcialmente reconstruída em 1893, sendo a característica mais notável a provisão de uma plataforma de baía que permaneceu em uso até a transferência para o metrô.

A estação é um excelente sobrevivente de uma estação suburbana vitoriana, com adições posteriores, e inclui um edifício de estação construído em tijolos, bem como extensas coberturas de ferro fundido e madeira nas plataformas. Uma pequena bilheteria secundária, servindo as plataformas no sentido oeste, foi construída em c.1948, mas agora não é usada. Destacam-se ainda, datados da mesma data, os exemplares das roundels de concreto (alguns conjugados com postes de iluminação) encontradas nas plataformas.

Em 2018, foi anunciado que a estação ganharia acessibilidade até 2023–24, como parte de um investimento de £ 200 milhões para aumentar o número de estações acessíveis no metrô.[3]

A estação hoje[editar | editar código-fonte]

Além do edifício principal, uma saída alternativa aberta nos horários de pico da manhã está disponível diretamente no lado sul da Wanstead High Street, com outra aberta o dia todo no lado norte da mesma estrada acessível por meio de uma passarela paralela à ferrovia.

Conexões[editar | editar código-fonte]

A linha de ônibus de Londres W14 serve a estação.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Butt, R.V.J. (1995). The Directory of Railway Stations. Yeovil: Patrick Stephens Ltd. ISBN 1-85260-508-1. R508 
  2. Allen, Cecil J. (1956) [1955]. The Great Eastern Railway 2nd ed. Hampton Court: Ian Allan. pp. 20, 216 
  3. «Huge boost for accessibility as further 13 stations to go step-free». London City Hall (em inglês). Consultado em 2 de fevereiro de 2018