Thuraya – Wikipédia, a enciclopédia livre

Thuraya (em árabe: الثريا, pronunciado [aθːuˈrajːa]), a partir do nome árabe para a constelação das Plêiades, "thurayya",[1] é uma organização internacional provedor de serviços móveis via satélite com base nos Emirados Árabes Unidos. A empresa alega a operar em mais de 160 países em todo a Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Austrália.[2] Com mais de 350 parceiros de roaming em todo o mundo, a Thuraya é o operador de comunicações móveis por satélite que oferece apenas serviços de roaming GSM em redes móveis.

O uso de telefones por satélite da Thuraya foi proibido na Índia, em 2010,[3] depois que a empresa não conseguiu convencer o governo indiano de que os seus serviços não poderia ser usado por terroristas que visam a Índia.[4]

Fundada em 1997, os satélites da Thuraya permiti que dois terços da população do mundo possa comunicar-se em áreas não atendidas pelas redes terrestres. A organização fornece dados e soluções de comunicação via satélite de voz em locais remotos para a energia, mídia, governo, ONGs e setores marítimos.

A empresa já vendeu mais de 650 mil telefones portáteis via satélite desde o lançamento, em 2001.[5] A Thuraya oferece o único modo dual de telefone via satélite, o Thuraya XT-DUAL, um aparelho que possui tanto GSM e capacidades de satélite. Além disso, a Thuraya oferece o modem de dados Thuraya IP, uma conexão de banda larga via satélite que oferece solução segura e rápida implantação com velocidades de até 444 kbit/s IP padrão.

Satélites[editar | editar código-fonte]

Satélite Fabricante Data do lançamento Veiculo de lançamento Estado
Thuraya 1 Hughes 21 de outubro de 2000 Zenit-3SL Retirado
Thuraya 2 Boeing 10 de junho de 2003 Zenit-3SL Ativo
Thuraya 3 Boeing 15 de janeiro de 2008 Zenit-3SL Ativo

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]