Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
UNCISAL
Lema Scientiae et Saluti
Fundação 1975
Tipo de instituição Pública Estadual
Localização Maceió, Alagoas
Reitor(a) Henrique de Oliveira Costa
Vice-reitor(a) Ilka do Amaral Soares
Afiliações RENEX, Faubai
Orçamento anual 132.994.426,00 (2007)
Página oficial http://www.uncisal.edu.br

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior pública, localizada, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas e sucessora da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL). Possui cinco cursos de graduação: medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Possui seis cursos superiores de tecnologia: (1) ALIMENTOS (2) GESTÃO HOSPITALAR (3) RADIOLOGIA (4) SEGURANÇA NO TRABALHO (5) SISTEMAS BIOMÉDICOS (6) SISTEMAS PARA INTERNET. E dois cursos de licenciatura: FÍSICA e MATEMÁTICA.

História[editar | editar código-fonte]

A história tem início em 1968, com a criação do curso de Medicina da Escola de Ciências Médicas (ECMAL). Em 1975, a criação da Fundação Governador Lamenha Filho (FUNGLAF) surge para ser entidade mantenedora da ECMAL e incorpora à sua estrutura o Hospital Dr. José Carneiro, a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Alagoas.

A FUNGLAF e sua estrutura de assistência, somada à estrutura de educação superior, passariam a congregar o complexo docente assistencial para a educação médica.

A partir de 1977, FUNGLAF e ECMAL consolidam-se como instituição universitária, pluridisciplinar, criando cursos de pós-graduação (especialização), implementando a pesquisa, a extensão e se vinculando às necessidades regionais.

Com a reestruturação do sistema de educação superior de Alagoas, criou-se a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas. Em 1995, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas homologa a criação dos cursos Fisioterapia, Fonoaudiologia, e Terapia Ocupacional.

Cinco anos após a abertura dos novos cursos, em 2000, ocorre a extinção da FUNGLAF, surgindo a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, tendo como órgãos de apoio (ou unidades assistenciais) os Hospitais Escola Dr. José Carneiro, Dr. Hélvio Auto (HEHA), Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde de Alagoas, hoje Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL).

Em 2005, após visita de avaliadores externos e devida homologação de Parecer pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas, a UNCISAL passa à condição de Universidade.

Algumas Datas[editar | editar código-fonte]

  • 1963 - Criação do Hospital Dr. José Carneiro mantido pala FASA (Fundação Alagoana de Saúde e Assistência). O Dr. José Carneiro era médico e intendente da prefeitura.
  • 1968 – Criação da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL) e do Curso de Medicina no dia 2 de Maio (data que dá nome ao Diretório Acadêmico deste curso), auxiliada por uma comissão composta pelos Professores Ib Gatto Falcão, José Damasceno Lima e Nabuco Lopes.
  • 1970 - Primeiro vestibular para a Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL). Foi a terceira turma, as duas primeiras (1968 e 1969) foram formados por excedentes do vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • 1973 - Formatura da primeira turma de Medicina. Turma Senador Tarso Dutra. Paraninfo: Prof. Ib Gatto Falcão. Patrono: Ex-Governador Lamenha Filho. Placa_de_formatura_(1973)
  • 1974 – O Decreto 73.754 do D.O.U. reconhece o Curso de Medicina, no dia 6 de Março.
  • 1975 - Surge a FUNGLAF (Fundação Governador Lamenha Filho) como mantenedora da ECMAL e incorpora outras unidades de saúde Hospital Dr. José Carneiro, Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages.
  • 1977 - FUNGLAF e ECMAL consolidam-se como instituição universitária.
  • 1995 - Homologação dos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
  • 2000 - O governador Ronaldo Lessa extingue a FUNGLAF, criando a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.
  • 2002 – A Portaria N° 116/2002 publicada no D.O.U. reconhece o curso de Fonoaudiologia.
  • 2003 – O D.O.U. publica a portaria N°21/2003 que reconhece o curso de Fisioterapia. - O Curso de Terapia Ocupacional é reconhecido pela portaria N°20 publicada no D.O.U.
  • 2005 – Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - Criação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
  • 2017 – O Curso de Medicina teve a melhor avaliação entre as faculdades médicas de Alagoas, destacando-se entre os melhores resultados do país através do Anasem.

Missão da UNCISAL[editar | editar código-fonte]

Desenvolver atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e  assistência,  produzindo  e  socializando  conhecimento para a formação de profissionais aptos a implementar e gerir ações que promovam  o  desenvolvimento  sustentável,  atendendo  às  demandas  da sociedade alagoana.

Visão 2024[editar | editar código-fonte]

Ser reconhecida pela sociedade alagoana como referência de qualidade no ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Valores[editar | editar código-fonte]

1. Integração ensino-serviço

Propiciar a integração e a cooperação entre as Unidades Acadêmicas, Assistenciais e de Apoio Assistencial.

2. Respeito à integralidade do ser

Garantir atenção integral às pessoas para a melhoria contínua das relações de trabalho, de assistência e de formação.

3. Gestão pública sustentável

Praticar a gestão pública pela excelência, com foco em resultados, visando a sustentabilidade social, cultural, ambiental e econômica, utilizando estratégias inovadoras.

4. Transparência

Dar visibilidade aos atos administrativos e acadêmicos.

5. Ética

Desenvolver as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência, obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Serviços de Assistência à Saúde[editar | editar código-fonte]

Hospitais[editar | editar código-fonte]

- Hospital Escola Helvio Auto (HEHA)

- Maternidade Escola Santa Mônica (MESM)

- Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR)

Laboratórios[editar | editar código-fonte]

- Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML)

Clínicas[editar | editar código-fonte]

- Clínica Escola de Fonoaudiologia Prof. Jurandir Boia Rocha

- Clínica Escola de Fisioterapia  – Professora Delza Gitaí

- Clínica Escola de Terapia Ocupacional

- Ambulatório de Especialidades Médicas (AMBESP)

Serviços[editar | editar código-fonte]

- Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.