Variorum – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um variorum, abreviação de (editio) cum notis variorum, é uma obra que reúne todas as variantes conhecidas de um texto. É um trabalho de crítica textual, em que todas as variações e emendas são colocadas lado a lado para que o leitor possa acompanhar como as decisões textuais foram feitas na preparação de um texto para publicação. A Bíblia e as obras de William Shakespeare têm sido frequentemente objeto de várias edições, embora as mesmas técnicas tenham sido aplicadas com menos frequência a muitas outras obras.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra variorum é latim para 'de várias [pessoas]' e deriva da frase cum notis variorum ('com notas de várias pessoas'), que era frequentemente usada nas páginas de título dos livros holandeses do século XVII.

Edições variorum notáveis[editar | editar código-fonte]

Um variorum da Bíblia foi produzido em vários momentos da história e de vários escopos. Documentar cada linha de texto com todas as variantes de redação, de todos os documentos de origem conhecidos, apresentados cronologicamente, ajuda os tradutores da Bíblia a estabelecer a primazia e prevalência de várias leituras de linha.

Houve também variorums notáveis das obras de William Shakespeare, incluindo as leituras de todos os quartos e fólios, as decisões ou escolhas textuais de editores anteriores e uma compilação de todas as notas críticas. A primeira foi a de Isaac Reed em 1803. As edições Variorum ajudam editores e estudiosos a entender a evolução histórica dos textos de Shakespeare, seja para decodificar linhas duvidosas e elucidar reivindicações de intenção autoral ou usar uma hermenêutica mais contextualista para descobrir outras explicações para as variações textuais.

A Origem das Espécies de Charles Darwin passou por seis edições com extensas mudanças. O texto ficou um terço maior, com várias partes reescritas cinco vezes. Um variorum[1] foi publicado em 1959.

Há também um variorum de Folhas de Relva. Walt Whitman produziu seis ou nove edições durante sua vida. A New York University Press produziu um variorum em 1980 dessas várias edições. [2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Peckham, Morse, ed. (1959), The Origin of Species by Charles Darwin, A Variorum Text, Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
  2. Bradley, Sculley, Harold W. Blodgett and William White, eds. (1980), Leaves of Grass: A Textual Variorum of the Printed Poems, 1855-1891; 3 vol., (Series: The Collected Writings of Walt Whitman); New York: New York University Press.