Veículo de lançamento – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um veículo de lançamento Saturno V envia a Apollo 15 na sua rota para a Lua.

Um veículo de lançamento ou veículo lançador é, em astronáutica, um foguete espacial usado para transportar uma carga útil a partir da superfície da Terra para o espaço exterior. Um sistema de lançamento inclui o veículo de lançamento, a plataforma de lançamento e outras infraestruturas.[1] Habitualmente a carga útil é um satélite artificial colocado em órbita, mas alguns voos espaciais são suborbitais enquanto que ouros possibilitam a nave espacial de escapar completamente da órbita terrestre. Um veículo de lançamento que habitualmente transporta a sua carga útil numa trajectória suborbital é muitas vezes designado como foguete de sondagem ou foguete sonda.

Classificação de veículos de lançamento

Por plataforma de lançamento[editar | editar código-fonte]

  • Terra: espaçoporto e mísseis fixo silo [5] (Strela) para ICBMs convertidos.  
  • Mar: plataforma fixa (San Marco), plataforma móvel (Sea Launch), submarino (Shtil ', Volna) para convertida SLBMs.
  • Ar: aeronaves (Pegasus, Virgin Galactic LauncherOne, Sistemas Stratolaunch), balão (ARCASPACE), JP Aerospace Orbital Ascender, proposta de porto espacial Buoyant permanente.

Por tamanho[editar | editar código-fonte]

Há muitas maneiras de classificar os tamanhos de veículos lançadores. A agência espacial civil dos EUA, NASA, usa um esquema de classificação que foi articulada pela Comissão Augustine criado para revisar os planos para substituir o ônibus espacial:

  • Um foguete de sondagem não pode atingir a órbita e é capaz de vôo espacial sub-orbital;
  • Um veículo super-pesado elevador é capaz de levantar mais de 50 000 kg de carga útil em LEO.[4]

O provedor de serviços de lançamento europeia líder, a Arianespace, também usa a designação "heavy-lift" para os seus> 20 000 kg (£ 44 000) -para-LEO Ariane 5 lançamento de veículo e "elevador-medio" para a sua gama de veículos de lançamento que elevam 2 000-20 000 kg (4 400-44 100 libras) para LEO, incluindo a Starsem / Arianespace Soyuz ST e versões anteriores a 1999 do Ariane 5. Trata-se de seus 1 500 kg (3 300 lb) para LEO Vega veículo de lançamento como "elevador de luz".

Referências

  1. Ver por exemplo: «NASA Kills 'Wounded' Launch System Upgrade at KSC». Florida Today. Consultado em 26 de agosto de 2009. Arquivado do original em 13 de outubro de 2002 
  2. «Launch services—milestones». Arianespace. Consultado em 19 de agosto de 2014 
  3. «Welcome to French Guiana» (PDF). arianespace.com. Arianespace. Consultado em 19 de agosto de 2014. Arquivado do original (PDF) em 23 de setembro de 2015 
  4. HSF Final Report: Seeking a Human Spaceflight Program Worthy of a Great Nation, October 2009, Review of U.S. Human Spaceflight Plans Committee, p. 64-66: "5.2.1 The Need for Heavy Lift ... require a “super heavy-lift” launch vehicle ... range of 25 to 40 mt, setting a notional lower limit on the size of the super heavy-lift launch vehicle if refueling is available ... this strongly favors a minimum heavy-lift capacity of roughly 50 mt ..."


Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.