Vila Cordeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Vila Cordeiro
Bairro de São Paulo
Distrito Itaim Bibi
Subprefeitura Pinheiros
Região Administrativa Oeste
Mapa

A Vila Cordeiro é um bairro nobre da Zona Sul de cidade de São Paulo, pertencente ao distrito do Itaim Bibi. É delimitado pela Avenida das Nações Unidas, a Avenida Jornalista Roberto Marinho, a Avenida Santo Amaro e a Avenida Morumbi.

História[editar | editar código-fonte]

O bairro foi criado na década de 1920 através do loteamento da Fazenda Casa Grande, grande propriedade rural aberta em 1822 pertencente a Manoel Safino de Arruda (?-c.1867), conhecido pela alcunha de Chico Mimi. A fazenda era localizada no encontro das atuais Avenida Morumbi, Brito Peixoto e Godoy Colaço. Situava-se no então município de Santo Amaro, incorporado pela cidade de São Paulo em 1935.[1]

Seu desenvolvimento é muito semelhante ao dos bairros de Vila Olímpia e Brooklin Novo.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Nos quarteirões próximos à Marginal Pinheiros abriga lojas e alguns dos edifícios mais modernos da cidade, a exemplo da: Sede do Bank Boston, a TV Globo São Paulo[2] e o luxuoso Hotel Hyatt.[3] Já nas outras áreas apresenta residências horizontais destinadas às classes média e média alta e arborização. Em virtude da especulação imobiliária o bairro é constantemente chamado de Brooklin Novo, a região vizinha.

Referências

  1. João Bosco Petroni (4 de dezembro de 2017). «Brooklin Paulista, Ontem e Hoje». Berrinews. Consultado em 9 de março de 2019 
  2. «Memória Globo 2007». Consultado em 4 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 23 de abril de 2009 
  3. Festas em hotéis atraem paulistanos e turistas no Réveillon de SP
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.