Portal:Conteúdo destacado – Wikipédia, a enciclopédia livre

The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

YF-23, apelidado de Gray Ghost (em baixo), a voar próximo ao YF-23 Black Widow II
YF-23, apelidado de Gray Ghost (em baixo), a voar próximo ao YF-23 Black Widow II

Northrop/McDonnell Douglas YF-23 foi uma aeronave protótipo de quinta geração, norte-americana, concebida para ser um caça furtivo bimotor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O seu design foi um dos finalistas no concurso Advanced Tactical Fighter (ATF), concorrendo contra o Lockheed YF-22 por um contrato de produção. Dois protótipos foram construídos, apelidados "Black Widow II" (Viúva Negra II) e "Gray Ghost" (Fantasma Cinzento).

Durante a década de 1980, a USAF iniciou um concurso para uma aeronave capaz de substituir os seus caças, motivada em grande parte pelo aparecimento de duas avançadas aeronaves soviéticas, o Sukhoi Su-27 e o Mikoyan Mig-29. Diversas construtoras submeteram propostas de design; a USAF seleccionou as propostas da Northrop e da Lockheed. A Northrop juntou-se à McDonnell Douglas para desenvolver o YF-23, enquanto a Lockheed, a Boeing e a General Dynamics desenvolveram o YF-22.

Embora o YF-23 fosse mais veloz e furtivo, era menos ágil que os competidores soviéticos. Após quatro anos de desenvolvimento e avaliações, o YF-22 foi anunciado como vencedor do concurso em 1991 e entrou em produção como o Lockheed Martin F-22 Raptor. A Marinha dos Estados Unidos pretendeu fazer uso do concurso ATF para substituir os seus F-14 Tomcat, porém estes planos foram cancelados. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Este anexo lista os álbuns número um em Portugal no ano de 2005, resultados compilados pela Associação Fonográfica Portuguesa. A tabela musical classifica o desempenho de discos no país. Os resultados finais são transmitidos através do programa Top + do canal televisivo RTP 1. Desde de 2 de Janeiro até ao final do ano, foram quinze os artistas que alcançaram o topo da tabela portuguesa, sendo sete nacionais e oito internacionais. O projecto português Humanos iniciou o ano na liderança, uma semana e mais duas consecutivas em Fevereiro. A banda nacional D'ZRT foi o grupo com mais permanência no topo, perfazendo vinte e uma semanas não-consecutivas, dividas em duas vezes e rendendo cinco platinas ao seu disco de estreia. O grupo nacional de rock alternativo, Blasted Mechanism, esteve uma semana na primeira posição com o seu quarto álbum de estúdio Avatara. Os cantores portugueses Rui Veloso e David Fonseca, estiveram ambos uma semana na liderança no top nacional português. Outro projecto que assumiu o topo da tabela, Escolinha de Música, permaneceu três semanas consecutivas, e pelo mesmo número de semanas liderou a fadista Mariza. Foi o primeiro ano desde da existência da contagem em que um artista nacional, neste caso grupo, esteve na liderança por um número maior de semanas.

Imagem destacada aleatória

Interior de um disco rígido.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos