Will Champion – Wikipédia, a enciclopédia livre

Will Champion
Will Champion
Will em 2021
Informação geral
Nome completo William Champion
Nascimento 31 de julho de 1978 (45 anos)
Origem Southampton, Hampshire, Inglaterra
País Reino Unido
Gênero(s) Rock alternativo
Instrumento(s) Bateria, vocais, piano, violino, guitarra, baixo, banjo, sintetizador, flauta
Gravadora(s) Parlophone, Capitol
Afiliação(ões) Coldplay
Página oficial Coldplay.com

William Champion (Southampton, 31 de julho de 1978), também conhecido como Will Champion, é um músico inglês, conhecido por seu trabalho como baterista da banda Coldplay.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

William Champion nasceu em Southampton, Hampshire, Inglaterra, e foi criado em uma pequena área urbana denominada Chandlers Ford, nos arredores de Southampton, onde seu pai, Timothy Champion, foi um professor de arqueologia. Na juventude, suas influências musicais incluiam Tom Waits e as tradicionais músicas da Irlanda. Cresceu tocando guitarra, mas também tinha experiência no piano, no baixo e na flauta. Antes de Will se juntar ao Coldplay, ele tocava numa banda chamada Fat Hamster. Ele foi para a faculdade Peter Symonds College.

Coldplay[editar | editar código-fonte]

Champion foi o último dos quatro integrantes da banda a entrar no grupo, em 31 de julho de 1997 (data de seu aniversário). Ele assumiu a posição de baterista com nenhuma experiência prévia, mas rapidamente se ajustou para preencher seu papel na banda.[1]

Em 1999, Chris Martin demitiu Champion, mas o vocalista se arrependeu da decisão e pediu para que o baterista voltasse logo depois.[2]

Durante a Viva la Vida Tour, Champion cantou e executou uma versão acústica da canção "Death Will Never Conquer". Essa versão da canção foi inclúida no álbum ao vivo do Coldplay LeftRightLeftRightLeft. Ele também atuou como vocalista principal em uma versão ao vivo de "Til Kingdom Come" e no B-side de "Life in Technicolor II", "The Goldrush".

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

No Outono de 2004, Champion e o baixista do Coldplay, Guy Berryman, contribuíram com o tecladista do a-ha, Magne Furuholmen, em seu primeiro álbum solo Past Perfect Future Tense.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A mãe de Champion faleceu em 2000. Chris Martin realmente gravou o vídeo para o single do Coldplay "Yellow", no dia do seu funeral. Champion foi o primeiro membro do Coldplay a se casar: Casou-se com Marianne Dark, uma professora, em 2003. Seu primeiro filho, uma menina chamada Ava, nasceu em 28 de abril de 2006. Em 7 de maio de 2008, Marianne deu à luz gêmeos fraternos, Juno e Rex.[3]

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Champion, atualmente tem uma bateria Yamaha[4] e seu set de pratos é da marca Zildjian.[5]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ali, Mehreen F. «All That Is Cold play». Dawn. Consultado em 26 de novembro de 2005 
  2. http://www.digitalspy.co.uk/showbiz/a177327/martin-i-punish-myself-with-vodka.html
  3. McLean, Craig (1 de junho de 2008). «'We're about to be fed to the lions'». The Guardian. guardian.co.uk. Consultado em 18 de março de 2009. Will Champion (father of a two-year-old and three-week-old twins). 
  4. http://www.yamaha.com/Artists/ArtistList.html?CTID=551076
  5. «Cópia arquivada». Consultado em 13 de maio de 2010. Arquivado do original em 3 de janeiro de 2010 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Roach, Martin (2003) (2003). Coldplay: Nobody Said It Was Easy. [S.l.]: Omnibus Press. ISBN 0-7119-9810-8