Yakushima – Wikipédia, a enciclopédia livre

Yakushima 

Yaku-sugi (Jomon-sugi)

Critérios (vii)(ix)
Referência 662 en fr es
Países Japão
Coordenadas 30° 20′ 00″ N, 130° 32′ 00″ L(Kagoshima, Japão)
Histórico de inscrição
Inscrição 1993

Nome usado na lista do Património Mundial

Yakushima (屋久島?) é uma das ilhas do Japão, localizada a sul de Kyushu e integrada na província de Kagoshima, esta ilha que se assemelha a um pentágono irregular, está separada de Tanegashima pelo estreito de Vincennes (Yakushima Kaikyō).

O ponto mais alto da ilha é o Miyanoura-dake com 1935 m de altitude. A ilha está coberta por uma densa floresta, composta sobretudo por Criptoméria[1], árvore conhecida como Sugi no Japão, esta antiga floresta característica dos climas temperados é Património Mundial[2].

A ilha de Yakushima tem também sido um local de testes da empresa Honda, para o desenvolvimento do seu motor a hidrogénio. A electricidade na ilha é produzida por uma central hidroeléctrica e o superavit energético tem sido utilizado para produzir hidrogénio, assim Yakushima é um modelo para uma sociedade totalmente livre de emissões de gases de efeito de estufa.

Referências

  1. «Biosphere Reserve Information: YAKUSHIMA ISLAND». UNESCO. 12 de julho de 2007. Consultado em 2 de janeiro de 2014 
  2. Hooper, Rowan (12 de fevereiro de 2014). «A future free from nuclear energy? Yakushima may be ready». The Japan Times. Consultado em 2 de janeiro de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]

  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Kagoshima. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Área protegida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.