Arbeitskreis für moderne Sozialgeschichte – Wikipédia, a enciclopédia livre

Arbeitskreis für moderne Sozialgeschichte (em português: Grupo de Trabalho para a História Social Moderna) é um grupo de pesquisa fundado em 1957 por Werner Conze, sediado na Alemanha, cujo interesse central é desenvolver abordagens teóricas e métodos para a história social moderna.

Sobre[editar | editar código-fonte]

O Arbeitskreis für moderne Sozialgeschichte foi fundado em 1957 pelo historiador Werner Conze em Heidelberg, na Alemanha. A fundação do grupo contou também com a participação de Otto Brunner e do então jovem Reinhart Koselleck, representando um momento central da institucionalização da história dos conceitos na Alemanha.[1] Atualmente, o grupo possui trinta membros ativos,[2] possuindo como foco principal o estudo das estruturas e práticas sociais a partir da perspectiva da história global, tratando de temas como as relações de trabalho na sociedade capitalista globalizada, entre outros.[3] O grupo se reune duas vezes por ano no Institut für Sozialforschung em Hamburgo, e desde 1962 publica a série Industrial World.[4]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.