Wikipédia:Separatismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Separatismo é uma filosofia relacionada ao inclusionismo sendo o seu oposto o fusionismo. Ao invés de fundir tudo relacionado a um assunto em um único e longo artigo, separatistas acreditam que apesar de poder incluir muita informação em um "artigo principal" relacionado, não há nada errado em ter uma página separada para cada assunto notável.

A Wikipédia não é de papel, e isso permite que ela contenha uma grande variedade de tópicos e informação. Algumas vezes, pessoas propõem a fusão de uma variedade de diferentes assuntos em um único artigo porque eles acham que os assuntos não merecem um artigo próprio. Isso é algo que os delecionistas tendem a fazer. Entretanto, os separatistas acreditam que não há necessidade de fazer isso, porque é simplesmente natural e lógico que todo assunto notável possa ter seu próprio artigo. E se um artigo precisar ser apagado, não há nenhum motivo para fundi-lo em artigos relacionados. A informação permanece a mesma, seja estando em artigos separados ou fundidas em um artigo mais geral. A fusão não é um substituto para a eliminação. Além disso, assuntos que não atendem aos critérios de notoriedade não são simplesmente se tornar notáveis quando eles não estão mais em artigos separados mas em uma lista.

Por exemplo, Personagens da série Harry Potter (A) lista cerca de 20 personagens diferentes. Por que não apenas dar a cada um deles seu próprio artigo, pequeno, e deixar um link na Lista de personagens da série Harry Potter ou na Categoria:Personagens da série Harry Potter? Se alguém procura por "Alvo Dumbledore", eles provavelmente estão procurando por informações sobre Alvo Dumbledore apenas, e não informações sobre "Alicia Spinnet" ou "Amelia Bones". Criar um artigo separado para cada personagem da lista não machuca ninguém. Além disso, é um critério subjetivo decidir quais personagens são "secundários" e "menores" e quais não são.

Os separatistas também entendem que a fusão é normalmente contra o processo de crescimento natural dos artigos da Wikipédia: Se, por exemplo, um livro, seu filme, e sua adaptação para o teatro, começarem como esboços separados e depois são fundidos em algum ponto, normalmente é uma questão de tempo até que eles sejam separados de novo quando cada seção do artigo fundido se expandir e tiver suas próprias referências. Então, o estágio intermediário do artigo fundido fez pouco mais além de ofuscar o histórico de edições, o que teria sido evitado completamente ao manter os artigos separados em primeiro lugar.

Os separatistas afirmam que, apesar de muita informação puder ser incluída em um artigo ou lista mais geral do assunto, não há razão para fazê-lo. Eles geralmente preferem categorias ao invés de listas. Alguns separatistas também acreditam que divisão de conteúdo não é danosa, as long as the forks do not take a firm point of view on a matter.

Os separatistas veem com maus olhos a criação de redirecionamentos para temas similares (ou próximos) e termos sinônimos. Apesar disso poder ser útil ao evitar artigos duplicados, eles geralmente ficam confusos e deixam de fora informações importantes.